Pular para o conteúdo

O São Francisco tem data marcada para morrer: fim de novembro

22/10/2015

SAO-FRANCISCO-SECO

O Operador Nacional do Sistema (ONS) de energia no País deu o alerta: o reservatório de Sobradinho, que está com pouco mais de 5% da capacidade, deve entrar no volume morto no final de novembro. Isso significa que o rio vai cortar, interrompendo seu tênue fluxo d’água.

Um total de R$ 529 mil foi autorizado nesta quarta-feira (21) pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) para dar início às ações de apoio aos municípios localizados às margens do Lago da Barragem de Sobradinho. Os recursos são destinados para a aquisição de equipamentos, identificação de pontos de captação de água e intervenções emergenciais em pequenos sistemas de abastecimento nas sedes municipais e seus distritos.

O diagnóstico emergencial já foi feito nas cidades de Barra, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Paratinga, Pilão Arcado, Rodelas, Remanso, Sento Sé, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Sobradinho e Xique-Xique.  O Lago de Sobradinho se encontra hoje com 5,59% do seu volume útil de armazenamento.

A previsão de chegada ao volume morto é no final do mês de novembro, quando o nível da água alcançará 5,45 bilhões de metros cúbicos, suficiente para garantir o abastecimento de água para consumo humano por mais 3 meses, até o retorno do período de chuvas.

32 Comentários leave one →
  1. 23/10/2015 7:14

    o que está acontecendo com os ecossistemas de água corrente e água parada,data de um passado contínuo: com a floresta dando lugar às pastagens, a atividade de pecuária, principalmente de montanha, transformou os solos numa espécie de casca dura. com isso a água da chuva não penetra o subsolo.fato este que leva os aquíferos livres e os lençóis freáticos a não derem reabastecidos, consumando a morte das nascentes, sem essas não há rios, lagos, brejos, cachoeiras e nem pãntanos. a única forma de revitalizar os rios é repensar e remodelar a pecuária em todo o país!!!

    • Dan permalink
      24/10/2015 13:21

      Perfeito.
      De toda agua que cai em solo brasileiro, quase tudo volta para o oceano.
      Dos agrossistemas abusivos aos ecossistemas terrestres em degradaçao…

  2. everthon permalink
    23/10/2015 7:44

    Infelizmente os governantes pensam pouco… o qur tem q ser feito é mobilizar população e fazer reflorestamento nas margens do rio… fica ai liberando recursos pra tentar amenizar e nao pensa no futuro… que pode ser pior a situação.

    • Geraldo J. Santos permalink
      13/08/2016 17:41

      Revegetar margens de rios ou nada fazer é a mesma coisa! Não é por aí.
      O Jairo Costa está ABSOLUTAMENTE CERTO. Ou se muda a forma de uso dos solos na bacia ou outras ” revitalizações” serão perdas de tempo e de muito dinheiro!
      Absurdo o que o gov. federal vem fazendo. Os outros nada fazem mesmo!!!
      Vamos às nascentes e ao uso dos solos se quisermos salvar nossos rios!!!

      • CLAUDIO CASSA permalink
        14/08/2016 10:54

        NÃO ADIANTA TER TUBULAÇÃO E TORNEIRAS DE OURO SE A CAIXA D’ÁGUA ESTÁ VAZIA ………
        AS VEGETAÇÕES ARBÓREAS DIMINUEM A TEMPERATURA E A AÇÃO DOS VENTOS NO SOLO AMENIZANDO A EVAPORAÇÃO,, FACILITAM A INFILTRAÇÃO MANTENDO POR UM POUCO MAIS DE TEMPO AS ÁGUAS QUE MANTERÃO NASCENTES.SÃO AS ÁREAS DE RECRGA QUE TEMOS QUE MANTER COBERTO.
        FICA A DICA

  3. guilherme permalink
    23/10/2015 8:48

    Replantar mata ciliar ninguém quer né?!!! Medidas emergenciais é só para engordar o bolso de alguns, E quanto ao infeliz que defendeu a transposição e sumiu? Devia ser responsabilizado por crime ambiental.

    • Eduardo permalink
      27/10/2015 21:42

      Concordo plenamente.

    • Geraldo J. Santos permalink
      13/08/2016 17:51

      Guilherme, parabéns qto à transposição. Qto às matas ciliares elas nada ajudam no volume de águas dos rios. Água se consegue pela infiltração das chuvas no solo enriquecendo os lençóis. Daí temos água nas nascentes e nos rios. Com um correto manejo de solos se consegue isto. Resumindo: acabe com a erosão e o resto a natureza faz. Abraço!!!

  4. cidadao de lem permalink
    23/10/2015 10:36

    A culpa de tudo isso é o próprio ser humano.

  5. 23/10/2015 11:22

    A América antes de ser descoberta , teve civilizações geniais , que desapareceram por causa de grandes secas.Acredito que já existia o El NIno .A seca deve ser um fenomeno que ataca o continete de tempos em tempos. O desmatamento ajuda , mas o El Nino é o culpado

  6. Israel S.S. permalink
    23/10/2015 11:42

    Desses R$ 529.000.00, a corrupçao só deixará chegar ao projeto menos de 10 por cento

  7. Maria Teresa permalink
    23/10/2015 12:00

    Um pouco do nosso trabalho como ativistas da causa Animais…

    Amigos…

    Somos 100 % responsáveis por tudo que nos acontece, por tudo que nos rodeia…

    Não precisamos nos alimentar da dor, tortura e sofrimento de nossos irmãos os animais não humanos…

    Vem ser ativista Vegano…

    São cinco frentes :
    1 Saúde humana (ADA, Associação Dietética Americana, entende que alimentação vegana e vegetariana são adequadas, completas e mais saudáveis, em todas as fases da vida.
    2. Compaixão pelos animais…
    Sim, eles sentem como nos, inclusive instinto maternal, dor, ansiedade, medo, etc…
    3. Ecologia (com base em pesquisas da FAO, órgão das Nações Unidas, e outras instituições científicas, mais de 50% das terras cultiváveis são destinadas para a exploração do animal não humano; mais de 50% da água potável do planeta tb; mais de 70% dos grãos cultiváveis (milho, soja e aveia, no Brasil é mais de 80%, tb é destinado para alimentar gado e aves que serão assassinados por humanos, para devora-los).
    4. problemas sociais (fome, agressividade, violência, custo saúde humana).
    5. Mais empregos, mais fartura, para nossos filhos, netos, bisnetos, ou seja, transmutar a produção e empregos para ecologicamente sustentável, feliz, em Deus, todas produções, indústria, comércio, pecuária, em produção Vegan, mais prósperos, felizes, com mais empregos, sem dor e sofrimento dos animais nossos irmãos.

    Sim, conforme dados acima, nossa luta é antes, contra a fome na África, no mundo e contra as doenças que assolam a humanidade…
    Onde alimentamos 1 carnívoro, podemos alimentar 12 a 14 vegetarianos.

    http://www.veggo.co/o-que-os-maiores-genios-do-mundo-tinham-em-comum/

    http://www.sejavegano.com.br/

    http://www.carnefraca.com.br/index2.htm

    http://www.terraqueos.org

    O que plantamos, colhemos…

    Fonte dos dados e pesquisas acima estão no Ong Onça, no material para ativismo:

    http://www.onca.net.br

    Gratidão 🌟
    Fiquemos em Deus 🌟
    Paz Profunda 🌹

    • 26/10/2015 6:25

      O problema é que nosso DNA foi misturado com DNA reptiliano e portanto nem todos são do tipo sanguíneo A ou B. Existem os do tipo O, que necessitam sumamente de carne para sobreviver. Independentemente da hibridização do nosso genoma, ainda assim veremos no futuro a não ingesta de carne, mas isso ainda demorará mais de um século para ser integralmente modificado.

      • Viviane permalink
        30/10/2015 11:08

        Sou O- e não como carne…postagem generalista e frágil esta sua.
        Gostaria de ver estudo estatístico entre veganos tipo A B e O.

    • Rafael Fernando permalink
      27/10/2015 14:15

      Ridículo querer capar milhares de anos de evolução do ser humano dizendo que comer carne é errado, tanto que para não só os seres humanos mas outros carnívoros a proiteina animal é a matéria prima mais valiosa para sobrevivência. COMER CARNE NÃO É ERRADO, induzir as pessoas a pensar isso é muita ignorância e o errado é a super população humana que para se alimentar leva a criação animal à crueldade e engorda em tempo recorde. Enquanto a biologia favorecer a ingestão de carne ela nunca será errada e se você quizer esperar que apareça um gene que faça o ser humano a não ingerir carne E que favoreça a espécie humana neste sentido, sente e espere milhares de anos!
      Hardy-Heinberg mandam abraços!

      • Viviane permalink
        30/10/2015 11:20

        Nem todos os instintos devem ser seguidos, com a desculpa de que sempre fomos assim.
        E a super população somos todos, inclusive eu e você. Então nós dois e o resto do mindo somos problema. Se coloque na sua estatística, por favor!
        Som o consumo de carne é um dos maiores causadores de problemas ambientais.
        Pastagem para o gado (mesmo os confinados), o sorgo e a soja que estes animaos comem sao plantados onde antes era floresta, o fato dele ser ruminante e por isto ter muito CO2 a ser expulso poluindo a atmosfera, água exagerada usada em frigorificos para limpeza etc etc.
        Você querer continuar a comer proteina animal, tudo em paz na sua mente, mas dizer que ela é fator de sobrevivência. Não procede! Pesquose grandes halterofilistas vegetarianos e a sua teoria cai por terra.
        E duvide sombre nossos milhões de anso de “evolução”…isto não está acontecendo. Inteligência nem sempre quer dizer humanidade e sentimento de empatia por todos os seres e o lugar onde vivemos.

  8. 23/10/2015 21:28

    O povo todo só esperam p políticos eles não ta cuidando nem da casa deles vai ligar com isso povo burro destrói e coloca culpa no governo a educação começa de casa coisa q poucos fazem respeitar o meio ambiente e preservar

  9. Renato Lobo permalink
    24/10/2015 10:42

    O desmatamento na região do Rio São Francisco vem de longas datas, tempos dos navios a vapor que era abastecido com lenha, muitos anos só desmatando, hoje está aí o resultado

  10. jose permalink
    24/10/2015 17:06

    Bom gente, nesse caso, para por em ajudar e por em pratica todas as boas intenções acima, que tal economizar água, tipo…fechar o registro do chuveiro ao ensaboar-se, não lavar o fon, economizar energia desligando a TV e as lampadas dos comodos que não estão sendo usados, voltar ao uso do fogão ao inves do microndas, etc, etc, etc…!!!! Aaaaaaah! mas aí nãaaaaaaaao!! Então … bico calaaaaadoooooo!!!!!

  11. Luis guilherme permalink
    24/10/2015 18:03

    So o molusco nao sabia disso, os bilhoes gastos com a transposicao deviriam ter sido gastos, na recuperacao das nascentes dos afluentes do Sao Franciscos e dar incentivos a quem os protegessm.

    • Geraldo J. Santos permalink
      13/08/2016 17:57

      Revegetar margens de rios ou nada fazer é a mesma coisa! Não é por aí.
      O Jairo Costa está ABSOLUTAMENTE CERTO. Ou se muda a forma de uso dos solos na bacia ou outras ” revitalizações” serão perdas de tempo e de muito dinheiro!
      Absurdo o que o gov. federal vem fazendo. Os outros nada fazem mesmo!!!
      Vamos às nascentes e ao uso dos solos se quisermos salvar nossos rios!!!

  12. wagner ferraz permalink
    25/10/2015 12:42

    Concordo que a culpa é nossa, seres humanos, mais a solução também, o trabalho é grande mais tem que ser iniciado com mais eficácia. Partindo do principio de para com regras rigorosas o desmatamento das encostas controlando o assoreamento, e fazer um bom trabalho de formiguinhas revitalizando as áreas assoriadas.
    E fazermos uso racional de todos os recursos naturais.

  13. 26/10/2015 17:03

    DESTRUIR FOI FÁCIL!… E eu pergunto! Quanto tempo e quanto custa para reverter essa situação? se é que pode reverter

  14. 26/10/2015 17:44

    Só nos cabe fazer a nossa parte, cuidar da terra( separando o lixo.por exemplo), cuidar da água(não lavar a calçada por exemplo, aproveitar agua da chuva, não usar agentes poluentes para higiene em geral, etc), cuidar da nossa saúde( virar vegano por exemplo, existem grandes gênios vegetarianos, é só pesquisar o mito da carne e do leite, não precisamos dissso, é uma farsa), temos muito a fazer, falar é fácil, quem já faz sua parte que atire a primeira pedra.

    • Mariana Ferreira permalink
      27/10/2015 18:59

      Com certeza amiga, Ana!! Temos que fazer a nossa parte! Sem contar q o vegetarianismo, faz sim muito melhor para o corpo e mente!! ;))

  15. 31/10/2015 13:07

    Estamos colhendo as consequências do desmatamento e ganancia!
    Que será de nós?!

  16. carlos permalink
    31/10/2015 16:51

    ta na hora dos governadores do nordeste se unirem e fazer um reflorestamento a margem do rio,, para q as nascentes voltem,,,ñ ficar esperando so pelas chuvas,,,tem muitas pessoas q dependem deste rio,,,

Trackbacks

  1. O São Francisco tem data marcada para morrer: fim de novembro | CURSO D'ÁGUA

Deixe um comentário