Pular para o conteúdo

Gaúchos ainda ressentidos com o PT pela perda da Ford para a Bahia.

17/03/2011

A moderna fábrica da Ford em Camaçari.

O jornalista Políbio Braga reconta em seu blog a história de como a Ford, que teve seus direitos contratuais negados pelo então recém inaugurado governo petista, veio parar na Bahia. Os gaúchos não esquecem um malfeito. E isso se pode notar pelo ressentimento do jornalista, homem de direita, é verdade, mas sem deixar, no entanto, de narrar uma triste página da história recente do Rio Grande do Sul:

“No final do governo Antônio Britto, 1997, quando já era certo que a Ford faria companhia à GM no RS, o editor visitou Guaíba, Gravataí,  Nova Santa Rita e Glorinha, todas na Grande Porto Alegre, onde se instalariam respectivamente as fábricas da Ford, GM, Laminadora de Aço e Good Year.
O então governo Olívio Dutra mandou Ford, Laminadora de Aço e Good Year para fora do RS. Só ficou a GM, cuja fábrica tinha chegando ao ponto de não retorno em Gravataí.
É claro que a Laminadora e a Good Year só sairiam no caso de ser montado o verdadeiro super cluster de carros que Britto costurou para instalar no RS (Britto também atraiu a fábrica de caminhões International Harvester para Caxias e a fábrica de carros esportivos TVR para Farroupilha, como atrairia muito mais indústrias).
A Ford acabou na Bahia, onde a figura de Olívio Dutra é saudada como grande benemérito do Estado. A superfábrica que montou lá, levou riqueza e empregos junto, mas também levou fornecedores fantásticos, como a fábrica de pneus alemã Continental (a Good Year não se interessou pela Bahia).
Pois a Continental anunciou nesta quinta-feira que sua fábrica já  é pequena e quer fabricar 10 milhões de pneus por ano. É por isto que anuncia novos investimentos de US$ 210 milhões.
A economia gaúcha pode debitar toda essa conta na contabilidade do PT. Foi seu ranço jurássico neomarxista, aliado à turrice cristã-comunista do galo missioneiro, que confinaram os gaúchos no espaço estagnado sob as margens do Mampituba.”

Observação: Galo Missioneiro é o apelido do sindicalista Olívio Dutra, por ser valente e nascido na região das Missões gaúchas. Mampituba é o rio que separa o Rio Grande de Santa Catarina no litoral. Na época o Rio Grande do Sul já era o segundo estado em produção de auto-peças. A vinda da GM e da Ford era saudada como a redenção econômica do Estado, em virtude da industrialização crescente que se observava nas regiões de imigração alemã e italiana, Vale do rio dos Sinos e Serra Gaúcha. A GM, atualmente duplicada em sua capacidade de produção, é um dos esteios da economia gaúcha.

No comments yet

Deixe um comentário