Pular para o conteúdo

Produção de ovos, Rio São Francisco, produção agrícola e polenta no Rural Produtivo.

26/11/2021

Novo programa da TVE, Rural Produtivo estreia no sábado (1°) - Portal Gov  Bahia

Neste sábado (27), o Rural Produtivo vai mostrar a produção de ovos da Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (COOFAMA), no município de Juazeiro. E também conhecer um pouco da história do Rio São Francisco e a produção agrícola dos moradores do Assentamento Pancada Grande, em Itacaré. Ainda tem uma receita de polenta, feita com milho não transgênico, e a apresentação do Grupo de São Gonçalo. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h30, e nas quintas-feiras, às 20h, na TVE.

No Distrito de Massaroca, em Juazeiro, a COOFAMA foi beneficiada com a estruturação de aviários, acompanhamento técnico continuado (ATC), adequação das unidades de ovos e apoio técnico à gestão, que junto com o Entreposto e a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), tem fortalecido a produção. Atualmente, são comercializados, em média, 54 mil ovos por mês, atendendo agricultores familiares das comunidades de Canoa, Cachoeirinha, Curral Novo e Lagoa do Meio.

O Rio São Francisco, conhecido popularmente como Velho Chico, abastece boa parte da região Nordeste, atingindo cerca de 521 municípios do Brasil, e percorre estados como Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. O telespectador vai conhecer a pescadora Maria Alice e a agente pastoral Rizoneide Gomes, que contarão um pouco da história do rio, de relevância cultural, econômica e social, para todo o país.

No município de Itacaré, com a organização dos moradores do Assentamento Pancada Grande, a produção agrícola serve para o consumo próprio e comercialização na Feira da Agricultura Familiar em Itacaré, além de ser base da gastronomia local. São cultivados cacau, banana da terra, mandioca, pimenta do reino e outras variedades, que melhoram a renda dos produtores. Por meio da Associação dos Colonos do Projeto Pancada Grande, o Assentamento recebeu recursos que beneficiaram famílias e contribuíram para a qualidade da produção.

Ainda nesta edição, a agricultora e sócia-cooperada da Copirecê, do município de Irecê, vai ensinar polenta de milho feita com milho não transgênico. E, para finalizar, terá a apresentação da Dança de São Gonçalo, que mistura o samba com um pouco de canto de São Gonçalo.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

instagram.com/tvebahia

SERVIÇO: 

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (27), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: