Pular para o conteúdo

China está criando dificuldades para a exportação de fertilizantes.

20/10/2021

Trabalhador em terminal de exportação de fertilizantes na China (Foto: Reuters)

Em meados de Setembro já se especulava que a China poderia restringir as exportações de fertilizantes.

Agora a posição oriental está se formatando, com o Governo Chinês criando entraves burocráticos para autorizar o embarque de fertilizantes.

Algumas cargas de fertilizantes da China, prontas para serem embarcadas, estão passando por inspeções adicionais ou precisando de novos certificados de exportação para poderem, efetivamente, serem exportadas.

O mercado continua especulando como estas restrições que têm sido impostas pelo governo chinês poderiam culminar em uma restrição ainda mais severa nas exportações do país, agravando esse choque de insumos pelo qual passa o mundo.

O Brasil é dependente dessas exportações chinesas. No último dia 15 de outubro, a Administração Geral das Alfândegas da China trouxe um comunicado informando que as inspeções sobre os fertilizantes já estaria em vigor, contabilizando 29 produtos, entre eles: ureia, DAP, MAP, NPK, NP / NPS, MOP, SOP, cloreto de amônio e fertilizantes de nitrato de amônio.

Diante disso, os preços internacionais – e consequente os formados para os produtores rurais brasileiros – seguem encontrando espaço para altas que parecem não encontrar um teto.

O Brasil é quase auto-suficiente em Fósforo e era auto-suficiente em nitrogenados. Mas a Petrobras fechou, à revelia da importância estratégica, seis plantas de produção de Ureia. A par disso, o petróleo deu outro saldo no dia de ontem, junto com o dólar, o que deve fortalecer os preços de importação de nitrogenados.

A soja não depende da ureia, pois a leguminosa é capaz de retirar do ar o nutriente do qual precisa, com a ajuda de bactérias inoculadas. No entanto, lavouras básicas como o arroz e o milho dependem fortemente de nitrogenados, além de uma gama grande de cultivos como café, algodão, frutas, legumes e verduras.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: