Pular para o conteúdo

Temperaturas acima de 44ºC e secura do ar. Nosso inverno virou um inferno.

20/09/2021

Chuvas relevantes no Oeste da Bahia só acontecerão no final de outubro. Hoje fez máxima de 36ºC em Luís Eduardo, mas na quarta-feira deve estar acima de 38º. Na próxima segunda, a temperatura pode cair para 31º com ameaça de tempestades e 18% de possibilidade de chuva. No dia de hoje, focos de incêndio derreteram ligações de fibra ótica e tivemos queda em serviços de internet e telefonia desde a manhã. 

São Paulo, Campo Grande e Goiânia tiveram hoje o dia mais quente do ano em pleno inverno. Os termômetros dispararam em boa parte do Brasil, chegando a 44 °C no Pantanal e batendo recorde do ano também no noroeste e oeste do Paraná.

Em São Paulo, MetSul e Inmet confirmaram as marcas mais altas de 2021, com diferença mínima: 35,6 °C e 35,7 °C, respectivamente. A marca anterior também tinha sido batida no mês de setembro, no último dia 13.

No interior do estado, Jales foi o município com maior temperatura, chegando a 41,5 °C. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar ficou entre 30 e 35%.

No Centro-oeste, duas capitais passaram pelas temperaturas elevadas em pleno inverno. O sol imperou em Goiás e Goiânia teve que lidar com o calorão de 40,2 °C, a mais alta registrada em 60 anos. O maior registro até então havia sido no dia 30 de setembro de 1961, quando foram sentidos 39,9 °C, segundo o MetSul.

Em Mato Grosso do Sul, boa parte do interior teve registros acima de 40 °C, chegando a 43,9 °C em Corumbá (MS), na região do Pantanal. Na capital, Campo Grande, fez 39,3 ºC, o registro mais alto do ano.

A região Sul também sofreu com o calor em praticamente todo o território. Os termômetros chegaram a 37,2 °C em Santa Rosa (RS), 37,8 °C em Caibi (SC) e 40,3 °C em Palotina (PR).

Mudança de tempo

Apesar de o calor continuar forte no início desta terça-feira, a aproximação de uma frente fria deve trazer chuva e fazer os termômetros baixarem, trazendo chuvas à noite nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro. Na quarta-feira (22), início da primavera, já deve haver tempo fechado, impedindo as altas temperaturas no Sudeste.

No Nordeste, o calor deve imperar, com chuvas apenas dentro da média pelo resto de setembro. As temperaturas, segundo a Climatempo, devem se manter de na média a acima dela, de uma forma geral para todos os estados. Chuvas mais relevantes, com volume acima do normal, só devem atingir a região em outubro, nas áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, além do centro, oeste e norte da Bahia e do Sertão de Pernambuco.

Do UOL, com edição de O Expresso

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: