Pular para o conteúdo

Barreiras: 33 dias depois do CFM repudiar o tratamento precoce da Covid-19, médicos ainda falam no assunto.

29/05/2021

Em matéria publicada no dia 20 de abril, na Agência Brasil, órgão noticioso oficial do Governo Federal, o Conselho Federal de Medicina – CFM declarou, durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado, através do seu vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Donizette Giamberardino Filho, que a entidade “não recomenda e não aprova tratamento precoce e não aprova também nenhum tratamento do tipo protocolos populacionais [contra a covid-19]”.

Ano passado, o conselho aprovou parecer que facultou aos médicos a prescrição da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes com sintomas leves, moderados e críticos de covid-19.

Segundo o médico, o que o CFM fez foi uma autorização fora da bula (off label) em situações individuais e com autonomia das duas partes, “firmando consentimento esclarecido [médico] e informado [paciente]”. Em nenhum momento, ele [o CFM] autorizou qualquer procedimento experimental fora do sistema CRM/CFM.

O Vice-Presidente alertou ainda:

“Esse parecer não é habeas corpus para ninguém. O médico que, tendo evidências de previsibilidade, prescrever medicamentos off label e isso vier a trazer malefícios porque essa prescrição foi inadequada, seja em dose ou em tempo de uso, pode responder por isso”, avaliou Donizette.

Em Barreiras, um debate tardio

Talvez com base nessa informação, a Prefeitura de Barreiras, publicou, em seu site oficial, nesta sexta-feira, o relato de uma reunião ocorrida na terça-feira. Os médicos, apesar disso, ainda teimavam em falar em tratamento precoce.

Na noite de terça-feira, 25, o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, o secretário de saúde, Melchisedec Neves e a subsecretária Jamile Rodrigues, recepcionaram na Sala de Reuniões do Gabinete, diversos médicos que atuam no município, para dialogar sobre ações voluntárias no enfrentamento ao Coronavírus em Barreiras.

A comitiva formada pelos médicos Luís Fernando, Paulo Henrique, Celso Barbosa, Isa Bessa, Ronaldo Fonseca, Jeanne Barbosa, Ricardo Mesquita e a fisioterapeuta Magda, que representam um número expressivo de profissionais de saúde que atuam em Barreiras, externaram aos representantes da Gestão Municipal, o interesse dos profissionais de contribuírem com ações voluntárias no apoio ao enfrentamento da Covid-19, seja com orientações clínicas presenciais, seja com apoio no atendimento remoto.

“Estamos nos colocando à disposição para um atendimento médico voluntário e gratuito para os pacientes de covid-19 em fase inicial dos sintomas. Acreditamos no atendimento precoce como forma de reduzir o número de internações e aliviar a pressão sobre a saúde pública” destacou a doutora Isa Bessa.

O vice-prefeito Emerson Cardoso ouviu atentamente as explanações dos profissionais médicos, e salientou a importância da manutenção dos protocolos de atendimento às pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus, conforme as determinações do Ministério da Saúde e as autoridades sanitárias do Estado.

“Estamos lutando uma guerra contra um inimigo invisível, em que o Município de Barreiras tem sido criterioso em seguir todas as medidas sanitárias adotadas e orientadas pelo Ministério da Saúde no combate a pandemia para salvar vidas. E é sempre oportuno escutar os profissionais médicos que estão dispostos a contribuir nessa árdua missão, toda e qualquer sugestão e contribuição será bem-vinda, pois o momento requer união entre poder público, profissionais de saúde e sociedade civil”, destacou Emerson Cardoso.

De acordo com o secretário de saúde de Barreiras, esse diálogo com os profissionais médicos é muito salutar e amplia as ações propostas e debatidas com frequência pelo Comitê de Operações de Emergência em Saúde – COE. “Todo diálogo em torno dos cuidados que precisamos adotar para salvar vidas são importantes, por isso voltaremos a nos reunirmos na próxima terça-feira, para alinharmos e deliberarmos sobre a proposta”, destacou Melchisedec Neves.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: