Pular para o conteúdo

Chineses já tem o lugar certo para construir uma nova cidade na Bahia

14/05/2021

Os chineses planejam construir, de forma discreta e minuciosa, uma nova cidade da Bahia. De acordo com o colunista Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde, será uma cidade com edifícios de até 30 andares em um ambiente em que o esgoto é 100% coletado e tratado.

O aquífero, bem avaliado, é para tirar dele o máximo de água doce possível. Se não der, dessaliniza água do mar em frente e a energia será eólica e solar. O projeto ainda em fase embrionária, pelo governo baiano, via o vice-governador João Leão (PP), e agora na Secretaria de Planejamento do Estado.

Litoral de Jaguaripe ao sul da ilha de Itaparica | FOTO: Divulgação |

Segundo a coluna, o local será a ‘Ponta dos Garcez’, em Jaguaripe, local valorizado no período do Brasil Colonial, pelos portugueses, contudo, atualmente quase esquecido. É uma área que começa no lado sul da ilha de Itaparica e se estende por quase 14 quilômetros de praias bucólica e quase intactas.

Essa fatia que vai ao sul, até a desembocadura do rio Jiquiriçá, pertence ao banqueiro Daniel Dantas. Os chineses miram a outra área: do Jiquiriçá até o Taquary, em Valença, terras que pertencem hoje a Andrade Mendonça.

Os chineses miram a área do Jiquiriçá até o Taquary, em Valença | FOTO: Divulgação |

O prefeito de Jaguaripe, Eráclito Arandas (PSD), diz que as negociações devem prosperar. Nesta terça-feira (11), o prefeito participou da terceira reunião com representantes do governo do Estado e chineses para discutir o assunto.

“Nossa parte é adequar a área, seguindo a lei, para esse tipo de negócio. É algo complexo, mas eu não tenho a menor dúvida de que a ponte Salvador-Itaparica vai dar um forte impacto aqui e estamos nos organizando”, informou o prefeito. Jornal da Chapada com informações do site Acesse Política e da coluna de Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde.

One Comment leave one →
  1. Michel Pinto de Almeida permalink
    14/05/2021 12:24

    Sou deveras fã de Levy Vasconcelos!! Agora, a Ponta do Garcez eh quase esquecida por ser lá propriedade privada. Não eh qualquer um que entra para acampar ou passear.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: