Pular para o conteúdo

Costa Leste dos EUA sem gasolina: recém hoje voltou a funcionar Oleoduto Colonial.

13/05/2021

O Oleoduto Colonial voltou a operar nesta 5ª feira (13.mai.2021) depois de uma paralisação de 6 dias. No entanto os postos de gasolina no Sudeste dos EUA devem demorar dias para restabelecerem a distribuição de combustíveis.

Executivos da indústria e funcionários do governo alertaram que levará tempo para reabastecer os suprimentos de gasolina esgotados pelo pânico, a escassez de  motoristas de caminhão e o ataque de ransomware ao gasoduto.

A partir das 7h desta 5ª feira (13.mai), 71% dos postos de gasolina na Carolina do Norte a 55% na Virgínia estavam sem gasolina, de acordo com o GasBuddy, uma plataforma que rastreia a demanda de combustível, preços e interrupções. E 49% dos postos na Geórgia estão sem gás.

Carolina do Norte declarou estado de emergência em 11 de maio enquanto os carros se alinham fora das estações em Virginia, Atlanta e FlóridaReprodução/Redes Sociais

Ainda foram relatadas grandes interrupções em Washington DC (47%), Carolina do Sul (54%), Flórida (31%), Tennessee (34%) e Maryland (34%). Grandes cidades como Atlanta, Charlotte, Myrtle Beach e Raleigh estão vendo “alguma” melhora nas interrupções, escreveu Patrick De Haan, chefe de análise de petróleo da Gas Buddy no Twitter.

A Colonial Pipeline pagou quase US$ 5 milhões a hackers do Leste Europeu na 6ª feira (7.mai) para ajudar a restaurar a operação do maior oleoduto de combustível nos EUA, diz uma reportagem da Bloomberg.

A empresa havia dito que não tinha intenção de pagar o resgate exigido pelos criminosos após um ataque de ransomware, que bloqueou a distribuição de gasolina e diesel na Costa Leste.

De acordo com a reportagem, o oleoduto pagou o resgate em criptomoedas não rastreáveis horas depois do ataque.

O site da Colonial Pipeline encontra-se fora do ar até o momento de publicação dessa reportagem, às 13h10 de 5ª feira (13.mai).

FBI aponta grupo de hackers DarkSide

Segundo o FBI, os hackers estão ligados a um grupo chamado DarkSide, que é especializado em extorsão digital. A agência diz acreditar que os criminosos estão no leste europeu.

Ransomware é um tipo de malware que bloqueia os arquivos da vítima. O FBI desencoraja as organizações a pagar resgate a hackers, dizendo que não há garantia de que cumprirão as promessas de desbloquear arquivos.

A Colonial, que opera o maior oleoduto de combustível dos EUA, tomou conhecimento do hack por volta de 7 de maio, o que levou à escassez de combustível e linhas em postos de gasolina ao longo da Costa Leste.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: