Pular para o conteúdo

Carga de testes de Covid, avaliada em R$4,5 milhões, é encontrada em porto do Rio.

30/04/2021

A Receita Federal encontrou, no porto de Rio de Janeiro, uma carga de testes rápidos para Covid-19 avaliada em mais de R$ 4,5 milhões. O material estava abandonado desde junho. O importador perdeu o prazo de 45 dias para retirar o material e ficou com o prejuízo.

Segundo reportagem da Record, os testes são autênticos, têm aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possuem validade até maio de 2022.

Por conta do abandono, os testes agora são considerados propriedades da União. Com isso, 3 mil kits da carga foram doados para a Universidade Federal Fluminense (UFF), enquanto os demais foram encaminhados para Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e prefeituras de São Mateus, no Espírito Santo, e Pinheiral, no sul do Rio.

Queiroga faz apelo por vacinas residuais de outros países.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu nesta sexta-feira (30) que países que possuam doses em excedente de vacinas contra o novo coronavírus as compartilhem com o Brasil. O apelo ocorreu durante  videoconferência com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom.

“Reiteramos nosso apelo àqueles que possuem doses extras de vacinas para que possam compartilhá-las com o Brasil o quanto antes possível, de modo a nos permitir lograr avançar em nossa ampla campanha de vacinação de modo a conter a fase crítica da pandemia e evitar a proliferação de novas linhagens e variantes do vírus”, disse Queiroga, segundo informações da CNN Brasil.

O ministro afirmou que, desde que assumiu a pasta, trabalha em duas frentes: a aceleração do programa de vacinação e a orientação da população “de maneira clara e objetiva sobre medidas não farmacológicas cientificamente comprovadas”, como o uso de máscara, a higienização das mãos e o respeito ao distanciamento social.

“Desse modo, busquei conciliar as medidas sanitárias com a necessidade de buscar emprego e renda da população brasileira. Para essas ações, tive como pilar o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo”, disse Queiroga, de acordo com o canal pago.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: