Pular para o conteúdo

“Corremos o risco real de termos vacina e não termos agulhas e seringas suficientes”, dizem secretários de Saúde.

30/12/2020

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo Lula, disse nesta quarta-feira que é preocupante o fracasso do governo para compra de seringas e agulhas para a vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, o país corre “risco real” de ter a vacina e não ter agulha suficiente para vacinar a população. A pasta só conseguiu garantir 7,9 milhões de unidades enquanto buscava adquirir 331,2 milhões no pregão realizado ontem.

No pregão eletrônico concluído ontem houve vencedor em apenas um dos quatro itens da concorrência. E, mesmo assim, o fornecedor se comprometeu apenas com uma entrega parcial dos itens.

O presidente do Conass destaca que é obrigação do governo comprar os insumos em situações excepcionais. Na pandemia, o governo federal tem feito processos de compra unificados na busca de garantir melhor preço e a entrega dos materiais. Lula também critica a condução do Ministério da Saúde para uma campanha nacional de vacinação contra o novo coronavírus.

— É uma vergonha sermos referência mundial em imunização e estarmos tão atrasados em relação à vacinação contra a Covid-19- — afirmou.

O governo federal avalia que poderia implementar o plano nacional de imunização a partir de 20 de janeiro, caso alguma vacina seja certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em tempo hábil, mas a dificuldade para a compra das seringas e agulhas pode ser um novo complicador.

O Ministério da Saúde foi procurado pela reportagem, mas não retornou.

Do jornal Extra.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: