Pular para o conteúdo

Tremores de terra no Recôncavo baiano causam preocupação

30/08/2020

Moradores da Bahia foram surpreendidos na manhã deste domingo, 30, por quatro abalos sísmicos com magnitude entre 4,2 e 2,5 na escala Richter na região de Amargosa, município que faz parte da região de Jequié, na área de influência de Santo Antônio de Jesus. Os dados constam em uma tabela atualizada no site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

O Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) emitiram uma nota conjunta afirmando que seguem atentos à situação dos tremores de terra registrados no Estado neste domingo (30).

Segundo previsão do geólogo Eduardo Menezes, do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os sismos podem durar “semanas ou meses”. Moradores de cidades do Recôncavo e Baixo Sul – a exemplo de Mutuípe, Amargosa e outras – bem como de municípios da região metropolitana, sentiram a terra tremer nesta manhã.

O comunicado explica que a região atingida está posicionada em uma área propensa à ocorrência de tremores – a bacia do Recôncavo. De acordo com as entidades a relatos de terremotos são descritos na área desde o século passado.

“As rochas da região possuem fraturas onde elas se movimentam umas em relação as outras. Como estas estruturas possuem grandes dimensões, mesmo movimentos de alguns centímetros, quando ocorrem, liberam muita energia”, afirma. Essa energia acaba sendo transformada em vibração e som.

A nota é assinada pela diretora do IGEO/UFBA, Olívia Oliveira; presidente do SBG, Simone Cruz; e pela presidente do Núcleo Bahia/Sergipe do SBG, Maria de Lourdes Rosa.

Com edição do bnews

Um baiano bem humorado disse hoje: o terremoto foi tão forte que trocou burro de pasto e até agora tem gente procurando o fogão, que saiu, se tremendo todo, pela porta da cozinha e adentrou o mato.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: