Pular para o conteúdo

Paraná quer licenciar e fabricar vacina russa contra a Covid-19

30/07/2020

O estado do Paraná busca assinar um acordo de cooperação técnica com a Rússia para a produção da futura vacina contra o coronavírus, atualmente em desenvolvimento no país da Eurásia.

Guto Silva, secretário da Casa Civil – o escritório executivo – do estado, entregou a Sergei Akopov, embaixador russo no Brasil, um protocolo de intenções em 24 de julho, durante uma reunião em Brasília.

“Foi uma conversa de alto nível e muito positiva. [Os russos] estão dispostos e precisam de parceiros” , compartilhou o secretário com a mídia brasileira Estadão.

Durante o encontro, Silva disponibilizou o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a Rússia, que atualmente trabalha em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil.

Segundo o secretário, caso a preparação desenvolvida na Rússia seja aprovada pelas agências reguladoras, o instituto atuaria como um polo de produção e distribuição da vacina para a América Latina.

Produção de Avifavir, um medicamento russo para o tratamento de COVID-19
© SPUTNIK / ALEXEY MAYSHEV

Segundo a mídia brasileira, o chefe da missão diplomática russa no Brasil se encontrará com o governador do Paraná, Ratinho Junior, já em agosto. A reunião deve selar o acordo bilateral para a produção da vacina , embora ainda não haja previsões para a conclusão dos estudos clínicos.

Atualmente, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de doentes e mortos pela COVID-19 no mundo.

De acordo com os dados oficiais mais recentes do governo brasileiro, cerca de 2,55 milhões de cidadãos foram infectados pelo vírus SARS-CoV-2, enquanto 90 mil morreram como resultado da infecção no país.

Da agência Sputinik.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: