Pular para o conteúdo

Átila Iamarino: vai ter que produzir muita vacina para imunizar todos.

29/07/2020

Do Twitter do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino:

Teste com a vacina de Oxford em porcos e ratos mostrou que 2 doses produzem uma resposta imune bem melhor. Se a da BioNTech/Pfizer fizer o mesmo, 1,3 bi doses até 2021 protegem só 650 milhões pessoas. EUA e UK compraram volumes pra 2 doses por habitante.

Apontei EUA/UK só pra dizer que acreditam que vai precisar de 2 doses. E pagaram por isso. Aí precisaremos de 14 bilhões de doses para o mundo. Mesmo escalando a produção pra inéditos 3-5 bilhões de doses por ano, vai tempo até todo mundo estar protegido.

E levando 3-5 anos pra vacinar todo mundo, se a imunidade cair – é o precedente que temos de coronavírus de resfriados – quando os últimos estiverem sendo vacinados, os primeiros já estão vulneráveis de novo.

Daí a importância de tanta vacina em teste. E de se financiar centros de produção de vacinas em cada país. Quanto mais rápido dermos conta de fazer doses pra vacinar 60-80% da população (a depender da eficiência da vacina), mais cedo saímos da armadilha.

Se a imunidade for protetora e duradoura, em pouco tempo a COVID vira uma preocupação do passado. Se for temporária e as vacinas forem menos eficientes, vai ser como encher um balde furado. Precisa derramar bastante água (doses) mais rápido do que ele esvazia pra manter cheio.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: