Pular para o conteúdo

Goiás desenvolve projeto de testagem em massa para Covid-19

23/07/2020

O Governo de Goiás iniciou nesta quarta-feira (22/07), a ampliação da testagem e do monitoramento, com o uso do aplicativo Dados do Bem. A ação começa por Goiânia, com quatro locais de testes RT-PCR – exame que identifica o coronavírus no período em que está ativo no organismo humano – cadastrados no aplicativo. O governador Ronaldo Caiado lançou o início dos testes no Palácio das Esmeraldas e afirmou que, agora, a saúde corre atrás do vírus. “Baixe o aplicativo”, disse o secretário Adriano Lima.

Ainda nesta semana deve entrar em operação na cidade de Anápolis. Depois, na semana que vem, de forma gradativa, os testes vão ser aplicados nos demais municípios à medida em que as prefeituras forem se estruturando e assinarem o termo de adesão.

Superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim esclarece que a distribuição dos testes observa os dados epidemiológicos de cada um dos 78 município contemplados inicialmente. Os critérios técnicos levam em conta a dimensão populacional, a proporção de testagem atual e a população de risco existente, entre outras variáveis.

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, explica que o programa será um complemento de testagem já realiza atualmente, na medida em que expande a capacidade diária já realizada. Ele acentua que a nova metodologia não substitui as estratégias já adotadas. Também destaca a importância de os gestores municipais assumirem o compromisso de conscientizar a população sobre a necessidade de instalar o aplicativo e efetivar, de forma ágil, o transporte das amostras dos municípios até o Lacen.

Para o titular da Secretaria-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, é de fundamental importância que a população de Goiás como um todo baixe o aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas virtuais. “Mesmo aqueles que não moram nos 78 municípios definidos para a testagem em massa devem se cadastrar a fazer a autoavialiação. Quanto mais pessoas baixarem, mais informações teremos no combate à pandemia”, afirmou. As informações sobre locais e regiões com maior índice de contaminação são essenciais, não só do ponto de vista epidemiológico, mas também para que Estado e municípios adotem ações de combate ao coronavírus.

Atualmente, a SES-GO realiza de 250 a 400 testes por dia, pelo Laboratório Central de Saúde Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), em Goiânia. Com o novo programa, deve realizar, na primeira semana, de 500 a mil testes ou mais por dia. Gradativamente o processamento dos exames será ampliado, podendo chegar a mais de 4 mil testes por dia. A SES-GO tem a meta de realizar o teste em cerca de 240 mil pessoas, aproximadamente 5% da população de Goiás.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: