Pular para o conteúdo

Barreiras deverá ultrapassar hoje os 1.000 casos de contaminação por Covid-19.

22/07/2020

Além das três mortes registradas nas últimas 24 horas em Barreiras, a situação epidemiológica do Município mostra toda a sua gravidade com o número elevado de casos positivos, 70, num único dia. Agora, o Município contabiliza 939 casos positivos, com 490 recuperados e 421 em monitoramento e 13 internados (casos ativos).

Se uma grande parte dos 290 casos que aguardam resultado no dia de hoje, Barreiras pode passar facilmente da marca de 1.000 casos. Devido ao baixo número de testagens e conforme dados da Pesquisa UFPel-Ibope Inteligência, esse número poderá ser multiplicado até por 7, significando que até 7 mil pessoas possam estar contaminadas, em diversos estágios da doença.

Esses números certamente devem tirar o sono das autoridades sanitárias do Município, que determinaram o toque de recolher, mas ainda não concluíram pelo aumento das restrições de convívio social durante o dia.

Nem os 10 leitos de UTIs abertos no Hospital Central (ontem apenas 4 funcionavam) e os 10 leitos prometidos pelo Governo do Estado para funcionar a partir desta quinta-feira, no Hospital do Oeste, tranquilizam frente ao grande número de contaminados.

Tanto para acolher os seus pacientes, como aos pacientes da Região, o complexo hospitalar de Barreiras necessita de aumento da testagem – para identificar contaminações nos primeiros estágios – bem como de medicamentos, de mais leitos de UTIs e, principalmente, de pessoal especializado e equipamentos de proteção – EPIs – para esse pessoal.

De fato, a curva de contaminação encontra-se em forte ascensão vertical e poucos imaginam quando poderá atingir o platô de estabilização e, mais tarde, a curva descendente da infecção.

Em 26 de junho, há 26 dias, Barreiras tinha menos de 300 contaminados. Hoje deve ultrapassar 1.000 casos de contaminação e uma considerável sobrecarga aos equipamentos hospitalares e pessoal médico disponível. Como estava previsto, a liberalidade no isolamento social custou caro à Cidade.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: