Pular para o conteúdo

Covid-19: Governo da Bahia não faz nada pelo Oeste e ainda atrapalha quem quer fazer.

17/07/2020

A pandemia do Covid 19 tem se agravado a olhos vistos, nos últimos dias, na região Oeste da Bahia. Barreiras se aproxima dos mil casos e a região já ultrapassa os dois mil infectados. Isso em um quadro de baixíssima testagem, ou seja, o número real de doentes é muito maior que o divulgado.

A capacidade de atendimento da UTI do Hospital do Oeste está esgotada: 120% de ocupação. As mortes aumentam a cada dia.  Com todo esse grave cenário, hoje, a região não conta com um único investimento do governo da Bahia. Não houve o anunciado incremento de leitos de UTI, disponibilização de respiradores ou nenhuma outra ação importante na região.

Hoje a situação não é ainda mais grave graças aos respiradores conseguidos pelo deputado federal Tito, junto ao Governo Federal, e a ampliação das instalações físicas, bancadas pelos produtores rurais através da AIBA, que permitiram o aumento da capacidade de atendimento da UTI do Hospital do Oeste.

A outra ação fundamental foi a instalação do laboratório de testagem da UFOB, possível graças aos investimentos federais da própria universidade e da aquisição de equipamentos e insumos realizados pelos produtores rurais. Nenhum centavo veio do Governo Estadual.

Agora, com o aumento acelerado dos casos de COVID em toda a região torna-se necessária a ampliação das testagens do laboratório da UFOB.

Para isso necessita-se da compra de um novo equipamento que permitira a automação do processo e duplicará a capacidade de testagem. Para isso os prefeitos da região decidiram adquirir o aparelho, via CONSOB – Consorcio de Saúde do Oeste da Bahia, e doar o equipamento a UFOB. Compra bancada com dinheiro dos municípios.

Pois bem, hoje em uma reunião com o Ministério Publico da Bahia, onde se tratava o assunto, o responsável jurídico do CONSOB , Dr. Marlan Veloso, representando Gilvan Pimentel, presidente do CONSOB e prefeito de Catolândia, anunciou que o governo estadual havia vetado essa compra.

Para explicar: o governo da Bahia tem direito a voto majoritário nas assembleias do CONSOB. Hoje pela manha em assembleia virtual o representante do Estado, Nelson Portela, votou contra a aquisição do equipamento necessário para a ampliação da UFOB.

Acreditem: isso não custaria um único centavo ao governador Rui Costa. Mesmo assim o governo do Estado vetou a ampliação das testagens da UFOB. Ou seja: nem faz, nem deixa fazer! Definitivamente o governador Rui Costa virou as costas para o Oeste.

One Comment leave one →
  1. Lobo permalink
    17/07/2020 19:25

    Já havia cantado essa bola do abandono do governo estadual em relação ao Oeste. Vez ou outra acompanhamos notícias de novos leitos e equipamentos nas regiões e municípios do outro lado do São Francisco, enquanto do lado de cá, nada.
    Uns dois meses atrás, em um município do sul do estado o governo estadual ficou revoltado porque queria instalar leitos de UTI em certo hospital e o prefeito vetou.
    Na questão dos representantes da região, não canso de avisar aos incautos, se for para errar votando para deputado federal ou estadual que errem votando nos representantes da região. Não se pode entrar nessa onda de acompanhar candidatos de prefeitos ou oposições que sào de outras regiões e na época da eleição aparecem de paraquedas e depois somem.
    Falo isso com a consciência tranquila de quem acha Tito um péssimo representante da região no parlamento, aliando-se contra os interesses dos trabalhadores em votações no Congresso, mas pelo menos a região ainda tem esse representante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: