Pular para o conteúdo

Amanhã tem previsões de chuvas e ventos fortes para os Estados do Sul

06/07/2020

Depois de não chover praticamente durante todo o Verão, o Sul do País enfrenta agora ciclones, frio e chuvas torrenciais.

No Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão previstos ventos fortes e chuvas de até 80 mm para amanhã.

Os três estados devem registrar instabilidades nesta segunda-feira, com destaque para os grandes acumulados previstos para acontecer entre o sul do Paraná e o norte e leste de Santa Catarina. Em Chapecó (PR) os acumulados podem chegar a 12,5 mm, mesma quantidade esperada para Cascavel (PR).

Na terça-feira o alerta para temporais se espalha para toda a região Sul, mas principalmente para o Rio Grande do Sul. Os maiores problemas e chances para transtornos devem acontecer desde a parte oeste, até o centro do estado, na altura de Ibirubá. Por ali os acumulados podem superar facilmente os 80 mm. Abaixo desta faixa de temporais, os volumes também não serão pequenos, em Alegrete e Canguçu são esperados 30 mm cada cidade.

Em Santa Catarina chove em todo o estado, mas os maiores acumulados acontecem na parte leste, próximo a Lages, com mais de 30 mm. No Paraná só o extremo norte não terá chuvas nesta terça. Os maiores acumulados acontecem na fronteira com Santa Catarina.

Segundo a Somar Meteorologia quem traz esses temporais para a região Sul é um ciclone extratropical. com ventos que devem passar dos 80 km/h em toda a região.

Os reservatórios das hidrelétricas do Sul, nas bacias do Capivari, Uruguai, Iguaçu, Jacuí e Paranapanema, que permaneceram muito baixos durante o Verão, agora se recuperam, com média de 42% de sua capacidade de acumulação.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: