Pular para o conteúdo

Vem aí o vírus G4, mutação do H1N1, que contamina os porcos chineses.

30/06/2020

Por Roberto Wagner, do Metrópoles.

Chamado provisoriamente como G4 EA H1N1, o novo influenza é uma variação do H1N1. Por se tratar de um vírus novo, o corpo humano ainda não tem anticorpos contra ele e, por isso, os cientistas pretendem acompanhá-lo de perto, a fim de evitar sua mutação e transmissão de pessoa para pessoa.

Por enquanto, o vírus não é capaz de infectar humanos de forma sustentada. Em termos de comparação, quando o novo coronavírus foi descoberto, já havia a transmissão entre pessoas, o que permitiu a doença rapidamente deixasse de ser um surto e virasse uma pandemia.

Enquanto o mundo se concentra no combate imediato ao novo coronavírus, cientistas descobriram que uma nova cepa do vírus da gripe tem se espalhado entre porcos na China.

O estudo publicado na última segunda-feira (30/06) na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences deixou as autoridades de saúde em alerta e uma pergunta no ar: esse novo vírus pode se tornar uma pandemia?

Embora tenha sido descoberto em fase precoce, o estudo publicado na segunda trata o G4 como um vírus com “todas as características essenciais de um candidato a vírus pandêmico”. Isso, no entanto, não o transforma em uma ameaça iminente.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: