Pular para o conteúdo

Chorando sobre o leite derramado. Viva o sabugo de milho na grande Venezuela.

12/03/2020

Os mercados brasileiros foram particularmente afetados pela queda global nos ativos. O índice de ações Ibovespa apagou 14 meses de ganhos desde o final de janeiro e caiu 28,7% desde seu pico no início do ano.

Uma economia frágil, com crescimento pífio, baixos investimentos do Governo prepararam a crise. Com a queda dos preços do petróleo e o nervosismo alimentado por coronavírus que martelaram as ações globais, o desastre se deu.

Hoje se entende porque a crise global da bolha imobiliária de 2008 acabou se transformando numa marolinha. Os fundamentos eram bem outros, tanto que, em 2010, o País cresceu 7,5%.

Agora, correr para o Congresso para aprovar medidas emergenciais, é chorar sobre o leite derramado. Paulo Jegues está prestes a ver o THE END na tela preta do cinema.

Crescimento nulo ou negativo em 2020, derretimento das reservas, inflação crescente diante da escalada do dólar numa economia profundamente dolarizada e importadora, déficit na balança comercial, mais desemprego e mais economia de banquinhas de rua. Isso é o que nos espera. Teremos saudades de Temer e de dona Dilma.

Bolsonaro conseguiu o que queria: nos mandar todos para a Venezuela, mesmo não saindo do lugar. Quando começar a faltar papel higiênico nas prateleiras, adotaremos o sabugo de milho.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: