Pular para o conteúdo

LEM: calor é prenúncio de novas chuvaradas.

26/02/2020

Sobradinho Foto: Roberto Viana em 08/05/06. Acumulando energia para o estio.

Com o tempo encoberto, por vezes nos esquecemos que estamos no paralelo 12 graus Sul, a um passo do Equador. Hoje fez 35 graus centígrados em Luís Eduardo Magalhães, mas o termômetro do carro indicava 39.

O mormaço é indicativo que teremos chuvas nos próximos dias, seguindo o fevereiro mais chuvoso dos últimos anos no Oeste baiano.

Luz, calor e chuvas é a melhor vitamina para os cultivos do Oeste, principalmente pelo fato que o plantio de milho, soja e até algodão foram tardios, depois de faltar chuva nos últimos três meses de 2019.

Reservatórios

Ontem o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho se aproximava dos 46% de sua capacidade, bem longe daquele trágico final de outubro de 2017, quando a barragem entrou em seu volume morto (veja aqui).

Era a maior crise hídrica dos 40 anos de história da hidrelétrica, depois de uma longo período de estio que durou quase 7 anos.

Hoje, a hidrelétrica de Três Marias, reguladora do médio São Francisco, se aproxima rapidamente dos 90% de sua capacidade e o rio se mantém com 5 metros acima de seu nível médio.

As chuvas são importantes não só pela recuperação dos reservatórios, mas pela recuperação dos lençóis hídricos profundos que continuarão a reabastecer os rios durante o período de seca.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: