Pular para o conteúdo

Assembleia baiana vira praça de guerra na aprovação da PEC da Previdência

01/02/2020

Foto: Estela Marques/bahia.ba. Deputados viram alvo de ovos jogados da galeria

Aconteceu de tudo na votação da PEC da Previdência do Estado. Gritos, empurrões, invasão de populares nos corredores e até no plenário, confronto entre policiais e a polícia legislativa, bombardeio de ovos e de gás de pimenta e até um desconhecido sacando uma arma.

Até um pelotão de choque da PM precisou intervir para acalmar os ânimos.

A PEC foi finalmente aprovada perto da meia-noite, em uma sala da Comissão de Constituição e Justiça, com a presença de 50 deputados.

Arma no plenário

Um homem sacou uma arma para os deputados Alan Sanches (DEM) e Paulo Câmara (PSDB) durante protesto contra o texto da PEC 159, que trata da reforma da Previdência estadual. Vídeos da sessão de votação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta sexta-feira (31), mostram o momento.

De acordo com relato do deputado, quando os parlamentares se deram conta que o homem estava com arma em punho tentaram  intermediar a situação. “Fomos conduzindo o rapaz até sair do plenário com outras pessoas, quando outros invadiram e aí um estava alterado”, disse Alan Sanches.

“Depois que guardou a arma fugiu porque ficou com receio do que iria acontecer, porque a gente iria denunciá-lo. Mas, graças a Deus, gravaram ele nesse momento, e continua aqui com vida”, completou o democrata.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que apura denúncias de agressões e ameaças de morte. “O caso envolvendo um manifestante armado, que teria apontado uma pistola na direção de deputados está sendo apurado”, informou a pasta.

Após a fala do deputado Hilton Coelho (Psol), o clima ficou tenso na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) durante a Sessão Extraordinária para a votação da PEC 159/2020, que propõe a reforma da Previdência dos servidores públicos estaduais.

Manifestantes, membros da Polícia Civil, invadiram o plenário e entraram em embate com a Polícia Militar legislativa.

Antes, ainda durante a fala de Hilton, os manifestantes presentes na galeria jogaram ovos em direção aos parlamentares.

O presidente da casa, Nelson Leal, foi atingido. Isso aconteceu por volta das 20h30. Às 23h01, a PEC da Previdência Social dos servidores estudais foi aprovada, relata o Correio.

Invasão de policiais civis

One Comment leave one →
  1. Zé da Luz permalink
    01/02/2020 10:47

    Não quiseram fazer com a do Guedes…
    Pediram por isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: