Pular para o conteúdo

Prefeito evitou audiência pública com Procurador do Meio Ambiente. E agora faz outra reunião, às 8 horas da manhã!

29/01/2020

Da redação do blog de Sigi Vilares. Imagens do lixão de LEM.

Um dos oito maiores PIBs da Bahia e uma das maiores renda per capita do Estado, conservar um lixão, sem nenhum tipo de atenuante aos imensos prejuízos à saúde da população, não deixa de ser uma sandice. 

Realizar uma audiência pública às 8 horas da manhã, quando a maioria dos cidadãos interessados está cuidando dos seus interesses profissionais, é uma farsa. Uma dissimulação, para chancelar uma decisão que só será acompanhada por funcionários públicos. É uma cortina de fumaça que atende aos preceitos legais mas nada soluciona.

Pior ainda: a população está espalhando monturos por toda cidade sem que o Governo Municipal tome uma atitude para coibir o desmazelo.

Terrenos baldios estão cheios de pequenos lixões por toda a cidade. Aquelas promessas de campanha de acabar com o lixão em seis meses já foram esquecidas e talvez sirvam como argumento novamente na campanha eleitoral deste ano. O aterro sanitário, é lógico, não estará operacional. 

Depois de não comparecer à audiência pública, para tratar de assuntos relevantes sobre o lixão e do andamento do aterro sanitário do município, promovida pela Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, no dia 12 de Dezembro do ano passado, o prefeito Oziel Oliveira, marcou outra audiência para a próxima sexta-feira, 31. Pasme: as 8 horas da manhã.

Desta vez, no Centro Cultural, localizado na Rua Enedino Alves da Paixão, as margens da BR 242, mas desta vez sem a presença do promotor que puxou a orelha do gestor municipal (assista o vídeo).

Nas redes sociais, assim como nas ruas da cidade, a população criticou o horário em que foi marcada a audiência, as 8h da manhã.

“Pra quem será que foi marcada está audiência? Acredito que só para os puxa saco da gestão, pois para população que não foi, pois nesse horário os cidadão estão trabalhando”, protestou um morador.

“Será que vão prometer assinatura para a autorização de licitação para a construção do aterro sanitário? Sei não, tempo político, desconfiamos de tudo” protestou outro.

“O prefeito fugiu do povo na primeira audiência para não responder o que tínhamos a perguntar agora cabe a nós ir nesta sexta-feira para questionar novamente”, comentou um morador do São José.

Na audiência feita pela Câmara Municipal do município, o Promotor de Justiça Regional Ambiental de Barreiras,  Eduardo Antônio Bitencourt, marcou presença e fez duras críticas ao prefeito Oziel Oliveira.

Uma delas foi pelo seu não comparecimento na audiência pública. “Deixar meus trabalhos do dia em Barreiras e correr contra o tempo para chegar nesta audiência para não encontrar o chefe maior do Município, é lamentável”, protestou o promotor na ocasião.

Naquele momento, para Bitencourt, a situação era constrangedora, para o procurador da Municipalidade, tentar defender o Município.

“-Quais os argumentos de defesa, o Município teria para descumprir as medidas emergenciais do lixão, disse o Promotor de Justiça do MP-Bahia. “Seria falta de recurso? Falta de estrutura do município? Fico até curioso em saber Doutor, que é uma tarefa inglória justificar o injustificável, inteiramente injustificável”, comentou Bitencourt na época.

One Comment leave one →
  1. João Batista Alves Filho permalink
    29/01/2020 20:26

    Olá boa noite, tá na cara que, o lixão servirá de argumentos para as campanhas sem dúvidas, só que o povão acordou, de promessa o ovo estão cheios. Eu espero.qque, tem tantas gente tão inocentes para cair nessas armadilhas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: