Pular para o conteúdo

Há 10 anos em O Expresso: quem vai liderar o movimento pelo estado do São Francisco?

05/12/2019

Há 10 anos e um dia, o jornal O Expresso publicava:

Noticia-se que após a autorização para a votação censitária realizada pelo Senado para a criação do Estado do Carajás, a câmara alta da República votará, em abril, a criação do Estado do São Francisco.

Os municípios do Oeste baiano, a maioria abandonados pelo Governo do Estado, deveriam iniciar campanha para pressionar senadores e deputados pela aceleração da medida.

A hora é boa: quem quiser os votos do Oeste, que vote a favor do plebiscito. Luís Eduardo e Barreiras, cidades mais desenvolvidas do Oeste, devem liderar esse movimento.

A criação do novo estado pode trazer uma explosão de crescimento, como aconteceu com o Tocantins. Este estado tinha apenas 1% do PIB de Goiás. Hoje, tem mais de 30% e com crescimento a taxas de quase 2 dígitos.

O texto original está aqui.

One Comment leave one →
  1. Lobo permalink
    05/12/2019 20:33

    Ontem e hoje, sou contra a criação disso aí. O Oeste é um deserto em cidadania e respeito a coisa pública pela grande maioria dos homens públicos, com a conivência e apoio por ação ou omissão de boa parte da população. A criação desse estado seria um prêmio a uma quantidade incrível de homens públicos de qualidade baixíssima que proliferam na região. Se duvidarem do que digo é só observarem as prefeituras e câmaras municipais da região, além disso a Operação Faroeste , infelizmente, demonstra que há uma metástase que avança sobre esse doente chamado Oeste da Bahia.

    Nota da Redação: metástase me parece o termo correto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: