Pular para o conteúdo

Piñera, presidente do Chile, está em meio a distúrbios sociais violentos.

19/10/2019

© Javier Torres

Assim como Macri (Argentina), Donald Trump (nos EUA), Juan Guaidó (Venezuela) e Maria Abdo Benitez (Paraguai), apoiados entusiasmadamente por Jair Bolsonaro, Piñera, presidente do Chile está em maus lençóis. Veja a notícia da AFP da noite desta sexta-feira:

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, decretou na noite desta sexta-feira o “estado de emergência” em Santiago, após a capital ser sacudida por violentos protestos contra a elevação das tarifas do metrô, que incluíram ataques a várias estações do serviço de transporte metropolitano, saques e incêndios.

“Decretei o estado de emergência (…) e para sua aplicação designei o general de divisão Javier Iturriaga del Campo como chefe da defesa nacional, como determina a legislação”, declarou Piñera em mensagem à Nação.

Santiago foi palco de violentos protestos após a convocação de uma série “evasões em massa” no metrô contra o aumento de 800 para 830 pesos na passagem no horário de pico.

A manifestação, a princípio pacífica, degenerou em protestos violentos que prosseguiram pela noite, com ataques incendiários contra um prédio da companhia de eletricidade ENEL e outro do Banco do Chile, e a várias estações do metrô.

O incêndio no edifício da ENEL, controlado parcialmente após uma hora, começou no setor das escadas externas, e depois se propagou para os escritórios superiores.

A ENEL – questionada pela alta nas tarifas de eletricidade – informou que por volta das 22H00 “um grupo de desconhecidos atacou as dependências do prédio”, mas todo o pessoal que trabalhava no local conseguiu sair ileso.

Próximo ao prédio incendiado, um supermercado foi atacado e saqueado, revelou a TV local.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: