Pular para o conteúdo

Eclipse lunar chegou ao ápice agora às 18h30m

16/07/2019
tags:

Os brasileiros de qualquer canto do país estão, neste momento, a chance de acompanhar um eclipse lunar parcial nesta terça-feira (16), duas semanas depois do único eclipse solar de 2019. Eventos como estes acontecendo em pequenos intervalos de tempo são raros.

O fenômeno esteve visível no fim da tarde, assim que a Lua apareceu, por volta das 17h30 (de Brasília). O ápice aconteceu às 18h30 e o final por volta das 20h. De acordo com matéria publicada pelo portal UOL, a extensão deste eclipse será tão grande que os únicos lugares que não conseguirão vê-lo são a América do Norte e a Sibéria.

No eclipse parcial, como o desta terça, o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua não é simétrico, o que significa que apenas uma parte da Lua será encoberta. No caso de um eclipse total, a Lua fica totalmente escondida graças ao alinhamento perfeito entre as três partes.

Em janeiro, o Brasil pôde observar um eclipse lunar total. Mas o próximo deste tipo, com boa visualização dos brasileiros, só acontecerá no final de 2021.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: