Pular para o conteúdo

Organização “Litros de Luz” leva energia para comunidades isoladas do Alto Sertão

01/04/2019

Em parceria com a AES Tietê, soluções solares foram instaladas em comunidades sem acesso adequado à energia elétrica

 A organização Litro de Luz, em parceria com a AES Tietê, ajudou 250 moradores de das comunidades Gurunga e Tabocas, na região de Caetité e Igaporã, a terem acesso adequado à energia. A ação de instalação de postes e lampiões sustentáveis  – 70 no total –  que funcionam por meio de energia solar  aconteceu entre os dias 23 e 24 de março.

Renan Zott

Para a comunidade, a possibilidade de iluminação traz diversos benefícios: mais segurança para andar a noite, aumento do potencial de produção agrícola, leitura de livro e outras atividades à noite, economia na conta de luz. Além disso, o Litro também prepara os moradores para aprenderem os processos de montagem e manutenção das soluções, empoderando-os a serem agentes da própria mudança.

“A parceria com a AES Tietê nos levou para o Alto Sertão da Bahia para atuar em comunidades que estão na área de influência de atuação da empresa. Ou seja: por meio do trabalho do Litro de Luz Brasil, promovemos o engajamento comunitário em uma região de extrema importância para a geradora, estreitando o relacionamento entre os moradores e a empresa e levamos ao mesmo tempo soluções sustentáveis de iluminação para os moradores”, afirma Tainara Caldas, gerente comercial do Litro de Luz.

Sobre o Litro de Luz:

Desde 2014, o Litro de Luz já impactou a vida de mais de dez mil brasileiros por meio de soluções ecológica e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do país. Criado nas Filipinas, em 2011, o movimento global Liter of Light surgiu inspirado na solução que o mecânico brasileiro Alfredo Moser criou em 2002 para solucionar a falta de luz dentro de casa, composta por garrafas pet abastecidas com água e alvejante, que equivalem a uma lâmpada de 60 watts.

Atualmente, a organização está presente em mais de 15 países e já impactou a vida de milhões de pessoas, além de ter recebido importantes premiações como o World Habitat Awards, da ONU, e o Zayed Energy Prize, considerado o Prêmio Nobel de energia sustentável.

Sobre a AES Tietê

A AES Tietê atua como uma plataforma integrada de energia adaptável às demandas dos seus clientes. Suas soluções são sustentáveis e customizadas de acordo com cada necessidade. Está entre as maiores companhias de geração do Brasil, atuando no país há quase 20 anos. Possui 9 usinas hidráulicas e 3 pequenas centrais hidrelétricas, localizadas no Estado de São Paulo, o Complexo Eólico Alto Sertão II, na Bahia, e, recentemente, concluiu a aquisição do Complexo Solar Guaimbê, em São Paulo. A empresa também possui em seu portfólio de ativos o Complexo Solar Ouroeste, em construção.

O Centro de Operações de Geração de Energia (COGE), localizado em Bauru (SP), é o mais tecnológico do país e opera remotamente todos os ativos da companhia.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: