Pular para o conteúdo

Bolsonaro é risco maior que Haddad para agenda econômica, diz Standard & Poor’s

01/10/2018

 

A agência de classificação de risco S&P Global tem monitorado de perto as eleições no Brasil e enxerga como maior risco para a nota soberana do país a maneira como o novo governo vai lidar com os desafios econômicos.

“O Brasil tem imensos problemas, tanto fiscais quanto sociais. A economia mal está crescendo neste ano e há muito na agenda para a na agenda para a nova liderança. Essa preocupação de quão rápida e efetivamente a nova liderança vai lidar com essas questões” afeta nossa avaliação, afirmou Joydeep Mukherji, diretor-gerente de ratings soberanos para América Latina, em webseminário sobre riscos para a região.

Segundo o representante da agência, Haddad não é um outsider como Bolsonaro.

O que pensam mas não falam é que a chegada de um nacionalista fanático como Bolsonaro pode afetar profundamente os interesses econômicos estrangeiros no País.

Haddad, mais como Lula do que como Dilma, pode entender que a interdependência entre as economias e a dependência brasileira em termos tecnológicos, com a contrapartida de abertura de mercados para as commodities verde-amarelas, podem ser negociadas.

Hoje mesmo Donald Trump, dentro de outro contexto, disse que o Brasil é injusto na taxação das importações norte-americanas, mesmo estando os EUA colocados como segundo maior parceiro comercial do País, perdendo apenas para a China.

Na realidade, todos temem perder o Brasil como celeiro e quintal, deitado em berço esplendido de petróleo, grande diversidade mineral, segunda maior produção agrícola exportável do mundo.  A contrapartida é dada com a grande demanda de eletrônicos, software, medicamentos, equipamentos de transporte e mobilidade e insumos para o agronegócio. 

 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: