Pular para o conteúdo

Aprovação de estudo de viabilidade pode acelerar obras da Fiol

08/08/2018

O líder do PR, deputado José Rocha disse que a aprovação do estudo de viabilidade técnica e econômica para a concessão do trecho Caetité – Ilhéus da Ferrovia de Integração Oeste Leste(Fiol) pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil é um passo decisivo para que o trecho da ferrovia seja concluído e entre em atividade num curto espaço de tempo.

Com a publicação do Despacho do ministro Valter Casimiro no Diário Oficial da União(DOU), desta terça(7), aprovando os estudos de viabilidade, fica autorizada a realização de audiência pública para debater os termos em que o trecho será concedido.

O trecho da Fiol entre Caetité e Ilhéus possui 537 km de extensão e está concluído em mais de 70%. A expectativa é de que a concessão seja disputada por vários grupos, inclusive do exterior.

Empresários chineses já estão formando consórcios de empresas para entrar na disputa. A conclusão do trecho de 537 km vai permitir a exploração da jazida Pedra de Ferro em Caetité, cujas reservas superam seis bilhões de toneladas de minério de ferro e os direitos pertencem à Bahia Mineração (Bamin).

Se quisermos ver a chegada da FIOL até o Oeste, para transportar derivados de soja, milho e algodão, vamos ter que penar, e muito, por uma nova licitação. O minério de Caetité representará 90% do volume de transportáveis da ferrovia. E a viabilização econômica do trecho Caetité-São Desidério – 413 km – ainda depende de um aumento considerável no volume de exportáveis do agronegócio.

One Comment leave one →
  1. João permalink
    08/08/2018 23:23

    Há cerca de dez anos atrás em Ilhéus a ferrovia era reconhecida até Caetité.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: