Pular para o conteúdo

Gasolina abaixo de 4 reais o litro já pode ser encontrada em Brasília. Cartéis são denunciados.

31/07/2018

Já se pode encontrar gasolina abaixo de quatro reais em posto do Pistão Sul, em Taguatinga. Cartel de preços em Brasília é conhecido desde sempre e aqueles que querem vender mais barato são ameaçados. O etanol abaixo de 3 reais o litro também é destaque.

Dois anos e meio depois de ser deflagrada a Operação Dubai, contra o cartel no setor de combustíveis do DF, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) ofereceu denúncia contra 28 investigados. A operação desvendou o esquema de uniformização de preços, envolvendo redes de postos e distribuidoras. Nessa segunda (30/7), a denúncia foi aceita pela 1ª Vara Criminal de Brasília e 15 donos de postos, além de gerentes e supervisores das empresas se tornaram réus.

Segundo a denúncia, o grupo, “de forma livre e consciente”, constituiu organização criminosa entre 2011 e 2016, pessoalmente e por meio de terceiros, “de maneira estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas, atuando em nome das empresas que integravam, no objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais com penas máximas superiores a quatro anos, notadamente crimes contra a ordem econômica, entre os quais os de abusar do poder econômico, eliminando total ou parcialmente a concorrência, mediante ajuste ou acordo de empresas, e de formar acordo, ajuste ou aliança entre ofertantes, visando a fixação artificial de preços nos mercados de revenda e de distribuição de combustíveis no Distrito Federal”.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: