Skip to content

Produtor de Sarandi (RS) colhe 127,01 sacas e se torna campeão nacional de produtividade de soja

12/06/2018

Nas regiões Norte e Nordeste, o vencedor do Desafio foi Marcelino Flores de Oliveira, da cidade de São Desidério (BA)

O produtor Gabriel Bonato, de Sarandi (RS), é o novo campeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade 2017/2018, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). O produtor gaúcho colheu 127,01 sacas de soja por hectare, em sua fazenda localizada na região norte do Rio Grande do Sul. O número representa mais do que o dobro da média nacional de produção de soja em áreas comerciais. O anúncio do vencedor aconteceu nesta terça-feira (12/6), em Goiânia (GO).

Gabriel Bonato faz parte da segunda geração da família que cultiva soja em Sarandi. Desde 2010, ele investe no aumento da produtividade em 116 hectares de soja plantados. O levantamento técnico realizado na área inscrita no Desafio apontou fatores climáticos e excelente histórico de manejo como razões para o ótimo resultado obtido. Foi a primeira participação do produtor no Desafio do CESB.

O segundo lugar no Desafio 2017/2018, ficou com Vitor Alexandre Ceolin, que colheu em uma área irrigada 113,04 sc/ha. O resultado também foi obtido no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Pinhal Grande. Desta forma, Ceolin também se tornou o campeão nacional de produtividade em áreas irrigadas. Neste ano, a premiação dos campeões do CESB ocorreu junto à oitava edição do Congresso Brasileiro de Soja, promovido pela Embrapa, na cidade de Goiânia.

Norte e Nordeste

Na ocasião, também foram premiados os campeões de produtividade nas demais regiões do país. Na Região Sudeste, o vencedor foi a família Guimarães, da cidade de Serra do Salitre (MG), que colheu 108,96 sc/ha. Nas regiões Norte e Nordeste, o vencedor do Desafio foi Marcelino Flores de Oliveira da cidade de São Desidério (BA). No Centro-Oeste, a produtora Dilma Aparecida Brito Baron foi a campeã com a marca de 100,44 sc/ha registrada na cidade de Cabeceiras (GO).

A 10ª edição do Desafio do CESB recebeu mais de 5,5 mil inscrições de produtores rurais interessados em colher mais soja na mesma área de plantio. O estado com maior participação foi justamente o Rio Grande do Sul, com 1808 produtores inscritos. Desde a sua criação, o Desafio Nacional de Máxima Produtividade, já recebeu mais de 20 mil inscrições de produtores rurais de todo o país. Em 2018, agricultores de 956 municípios participaram do evento.

Plataforma de conhecimento

Nos próximos anos, o CESB pretende contribuir e influenciar ainda mais no aumento da produtividade agrícola nacional. Para isso, iniciou o desenvolvimento de uma plataforma para disseminar esse objetivo, com a sustentabilidade e a rentabilidade dos campeões do Desafio. “O produtor sabe que o campo apresenta riscos e desafios. O nosso comprometimento é ajudá-lo a caminhar pela trilha da alta produtividade”, explica Nery.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: