Skip to content

DataFolha: num cenário sem Lula, Bolsonaro ganha nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

12/06/2018

A última pesquisa Datafolha para as eleições de 2018, divulgada na íntegra nesta segunda-feira (11), mostra que, em um cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a maioria dos eleitores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste preferem Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno.

Mas, no segundo turno, a história é outra – não há garantia de vitória do pré-candidato do PSL nessas regiões. A informação é da Gazeta do Povo, do Paraná.

Com o ex-presidente fora da disputa, Bolsonaro lidera as intenções de voto no Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos três cenários analisados (com Fernando Haddad, Jaques Wagner ou sem candidato do PT).

Já quando Lula aparece como opção de voto, o pré-candidato do PSL fica empatado tecnicamente com o ex-presidente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, considerando a margem de erro (Sudeste – Lula tem 23% e Bolsonaro 19%; Sul – Lula, 21%, e Bolsonaro, 22%; e Centro-Oeste – Lula, 25%, e Bolsonaro, 24%).

Já em um cenário sem Lula nas regiões Norte e Nordeste, Bolsonaro perde ou aparece empatado tecnicamente nas três simulações para primeiro turno. Em um cenário com Fernando Haddad (PT), Marina Silva (Rede) lidera no Nordeste com 17%, contra 12% de Bolsonaro, mas fica empatada tecnicamente no Norte (Marina, 19% e Bolsonaro, 22%).

No cenário com Jaques Wagner, há um empate técnico entre Bolsonaro, Marina e Ciro Gomes (PDT) no Nordeste (11%, 15% e 14%, respectivamente) e entre o presidenciável do PSL e Marina (21 e 18%, respectivamente) no Norte.

No cenário sem candidato do PT, Bolsonaro perderia no Nordeste, que teria empate entre Marina e Ciro (16%, cada), mas o pré-candidato do PSL ficaria empatado tecnicamente com Marina no Norte (Bolsonaro, 21% e Marina, 18%). Com Lula, Bolsonaro perde tanto no Nordeste (49% contra 8%) quanto no Norte (33% contra 19%).

A pesquisa espontânea, em que os nomes dos possíveis candidatos não são informados aos entrevistados, o cenário é bem parecido. Bolsonaro lidera no Sudeste (13%), Sul (14%) e Centro-Oeste (18%), perde para Lula no Nordeste (21% de Lula e 6% de Bolsonaro) e empata tecnicamente com o ex-presidente no Norte (13% para Bolsonaro e 11% para Lula).

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: