Pular para o conteúdo

O célebre vídeo de Ciro Gomes no Pânico sobre Bolsonaro e a frase de Einstein

08/12/2017

O País terá 144 milhões de eleitores em 2018. Na última pesquisa Datafolha, Bolsonaro aparece com 17 e 18% das indicações de voto, conforme o cenário. Isso significa que teria, se as eleições fossem hoje, algo em torno de  24 milhões de votos. Pode até ser inexplicável para algumas pessoas uma votação tão expressiva.

Mas aí vem outra pesquisa, chamado “Retratos da Leitura no Brasil” (veja nota aqui) na qual cita o fato de que 74% dos brasileiros nunca compraram um livro. Se caso transferirmos essa proporção para o mesmo universo dos eleitores, teríamos 106 milhões de brasileiros que, por motivos diversos, incluindo aí falta de recursos, nunca compraram um livro.

Vamos em frente: uma cidade como Luís Eduardo Magalhães, que pelas projeções do IBGE já ultrapassou 80 mil habitantes e tem 17 anos de idade, sem uma livraria caracterizada como tal e sem uma biblioteca ou sala de leitura pública, essa proporção de 74% poderia ser ainda maior. 

Isso talvez explique tantos carros com adesivos fazendo propaganda de Bolsonaro, um pré-candidato que defende métodos investigatórios medievais como a tortura e a morte de 30 mil pessoas por “crimes de opinião”. Ciro Gomes, uma pessoa com curso superior e pós-graduação no Exterior, tem relativo sucesso nas pesquisa eleitorais, em todo o País, mas, com certeza, muito menor em Luís Eduardo Magalhães. 

Isso explicaria também porque os únicos veículos de comunicação de Luís Eduardo Magalhães ao alcance dos leitores na internet, os blogs dedicados a notícias policiais, com muitas fotos, façam tanto sucesso. Isso acontece também em O Expresso. Uma notícia policial sempre aumenta consideravelmente a audiência, até porque temas mais complexos como política, economia, comportamento, Justiça e gestão pública não sejam atrativos aos leitores da faixa dos 74%. 

Veja abaixo o vídeo de agosto deste ano, em que o pré-candidato Ciro Gomes fala sobre Bolsonaro e Marina. Bolsonaro respondeu dizendo que processaria Ciro por difamação. Você, caro leitor, leu alguma notícia sobre tal processo?

Então você pode confirmar para nós a famosa frase de Albert Einstein, o físico pai da Teoria da Relatividade e de toda a ciência moderna, na qual cita que “só o universo e a estupidez humana são infinitos”.

Nem todo analfabeto funcional, que acredita nas teorias simplistas de Bolsonaro, é um estúpido. Só que não tem capacidade de entender o que está se passando na atual conjuntura. E isso pode ser fatal para a escolha do seu candidato, por mais bem intencionado que seja. Isso pode ser mais perigoso ainda quando se tem quase certeza que ele não chegou até este ponto da leitura e portanto o alerta não lhe será útil.

 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: