Pular para o conteúdo

Estocando ventos: as baterias que tornam a energia eólica estável

02/12/2017

A Tesla, Inc. é uma empresa automotiva e de armazenamento de energia estadunidense, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de baterias. E acaba de inaugurar, na Austrália, um grande conjunto de baterias capaz de fornecer energia, por uma hora, para mais de 300 mil residências. É a comprovação de que a energia eólica pode ser estocada para atender a instabilidade da velocidade dos ventos.

A Tesla ligou a maior bateria de íons de lítio do mundo nesta sexta-feira, a tempo de alimentar a instável rede de energia da Austrália para o primeiro dia de verão, cumprindo uma promessa de Elon Musk de construí-la em 100 dias ou dá-la de graça.

A Tesla venceu em julho a licitação para construir uma bateria de 129 megawatts por hora na Austrália do Sul, Estado australiano que expandiu a energia eólica muito mais rápido do que o resto do país, mas sofreu um série de blecautes nos últimos 18 meses.

Em um debate políticamente carregado, oponentes aos esforços para aumentar a energia renovável argumentam que a bateria é uma “solução hollywoodiana”, em um país que ainda depende de combustíveis fósseis, principalmente carvão, para dois terços de sua eletricidade.

Os defensores, no entanto, dizem que isso ajudará a estabilizar a rede em um Estado que agora obtém mais de 40 por cento de sua eletricidade da energia eólica, mas precisa de ajuda quando não há vento.

“O armazenamento pode responder em uma fração de segundo. Ele pode solucionar estas questões de estabilidade muito rapidamente, sem precisar recorrer ao uso de grandes usinas elétricas”, disse Praveen Kathpal, vice-presidente da AES Energy, que chegou a realizar uma oferta para construir a bateria, mas não venceu.

3 Comentários leave one →
  1. Mario Machado permalink
    03/12/2017 6:51

    Então sua deusa Dilminha estava certa, dá para estocar e guardar ventos?

    • Mario Machado permalink
      03/12/2017 6:54

      “Estocando ventos: as baterias que tornam a energia eólica estável”
      Não seria melhor o titulo: “Estocando a energia produzida pelos ventos: as baterias que tornam a energia eólica estável”
      Só voce e Dilma estocam vento e é na cabecinha de voces.

  2. QUINHO permalink
    04/12/2017 11:32

    QUE JORNALISTA MAS ANIMAL E ESSE GENTE….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: