Pular para o conteúdo

A Capital Federal também vive uma crise hídrica típica de nordeste

18/10/2017

Descoberto

Neste domingo (15), as temperaturas em Brasília registraram recorde de 37,3ºC e os reservatórios o pior nível do ano: 12,1% no Descoberto e 26,3% no de Santa Maria. A Capital e municípios do entorno já estão sofrendo racionamento. 

Em outubro de 2015, a barragem do Descoberto tinha acumulado mais de 53% do seu volume e Santa Maria mais de 80%. Este ano até a água do Lago Paranoá, que recebe os esgotos do Plano Piloto e de outros bairros foi usada para distribuição, depois de tratamento, à população.

Sobradinho, no volume morto.

A leitura do dia de ontem, 17, segunda-feira, informava que o reservatório da hidrelétrica de Sobradinho estava em apenas 3,8% de sua capacidade. Ainda esta semana, respeitada a vazão de 550 m³/segundo, a barragem deve entrar no volume morto e então a barragem verterá apenas o volume d’água que o rio São Francisco depositar diariamente, entre 290 e 250 m³/segundo, menos a grande quantidade evaporada no espelho d’água. 

Como estão previstas chuvas significativas somente no final do ano na bacia do São Francisco, o rio poderá diminuir ainda mais o fluxo e até interromper a vazão para montante – para a foz – onde milhares de pessoas, em quase uma centena de municípios, usam suas águas para dessedentação animal, humana e pequenas lavouras irrigadas.

A barragem da hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, usada para regular a vazão do rio São Francisco está apenas com 10% de sua capacidade.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: