Pular para o conteúdo

Dezenas de quebra-molas não tem sinalização em Luís Eduardo Magalhães

17/10/2017

Não são só molas que se quebram nos redutores de velocidade. Nesta foto do blogbraga, o registro de mais um acidente ocasionado em quebra-molas sem sinalização

A grande maioria das ondulações transversais colocadas nas ruas de Luís Eduardo Magalhães estão irregulares, conforme a norma do CONTRAN na resolução Nº 600 de 24 de maio de 2016. A resolução estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulação transversal (lombada física) em vias públicas, disciplinada pelo parágrafo único do art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro e proíbe a utilização de tachas, tachões e dispositivos similares implantados transversalmente à via pública.

Acontece que a norma prevê placas anteriores aos quebra-molas, avisando da velocidade máxima, a sinalização horizontal e a sinalização vertical no local escolhido para o redutor. Na rua São Francisco, só para citar o exemplo mais gritante, nenhuma das mais de uma dezena de ondulações está sinalizada, tanto na vertical como na horizontal. E pior: cada quebra-mola tem um tamanho e uma altura diferente, surpreendendo os motoristas.

Duas irregularidades: redutor sem sinalização em frente a uma guia rebaixada.

Até os redutores colocados na avenida JK, quase na esquina com Salvador, carecem de sinalização horizontal.

Na avenida Salvador, no sentido norte, existe um grande quebra-molas. Ali foram colocados três sinais anteriores à ondulação, mas não avisam a quantos metros estará o obstáculo.

Duas irregularidades: redutor sem sinalização em frente à guia rebaixada do posto

Se existe uma Secretaria de Segurança e Trânsito, que é tão rigorosa com os motoristas da cidade, deveria existir também rigor na sinalização do trânsito.

Veja o artigo da resolução do CONTRAN que trata da sinalização:

Art. 6º A colocação de ondulação transversal na via só será admitida se acompanhada da devida sinalização viária, constituída no mínimo de:

I – Placa com o sinal R-19 – “Velocidade Máxima Permitida”, regulamentando a velocidade em 30 km/h, quando se utilizar a ondulação TIPO A, e em 20 km/h, quando se utilizar a ondulação transversal TIPO B, sempre antecedendo o dispositivo;

II – Placa com o sinal de advertência A-18 – “Saliência ou Lombada”, antes da ondulação transversal, colocada de acordo com os critérios estabelecidos pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume II – Sinalização Vertical de Advertência, do CONTRAN, conforme exemplo constante do ANEXO IV da presente Resolução;

III – Placa com o sinal de advertência A-18 – “Saliência ou Lombada” com seta de posição, colocada junto à ondulação, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume II – Sinalização Vertical de Advertência, do CONTRAN, conforme exemplo constante do ANEXO IV da presente Resolução;

IV – Marcas oblíquas, inclinadas, no sentido horário, a 45º em relação à seção transversal da via, com largura mínima de 0,25m, pintadas na cor amarela e espaçadas de no máximo de 0,50 m, alternadamente, sobre o dispositivo, admitindo-se, também a pintura de toda a ondulação transversal na cor amarela, assim como a intercalada nas cores preta e amarela, no caso de pavimento que necessite de contraste mais definido, conforme desenho constante do ANEXO IV, da presente Resolução.

 

Neste local um prosaico pé de mamona assinala a existência de um quebra-nolas. A sujeira no que seria o passeio e no leito da rua Paraíba é só mais um detalhe.

Os riscos no quebra-molas denotam a irregularidade na altura.

Em frente à escola: tanto o redutor quanto a faixa perderam a pintura em face da negligência do poder público.

4 Comentários leave one →
  1. Jonas permalink
    17/10/2017 12:57

    Pois é assim mesmo nobre redator que acontece. E quem devemos cobrar? A quem devemos reclamar? Hoje vemos viaturas da SUTRANS percorrendo toda cidade, com justiça fiscalizando nosso trânsito, mas por outro lado não vemos o mesmo empenho da secretaria que cuida desse assunto. E ai de algum de nós contribuintes rebater um desses guardinhas. Vamos presos na hora. No final da contas sempre acabamos pagando o pato e o salário dessa corja.

    • Cândido Trilha permalink
      18/10/2017 9:50

      Jonas: Concordo que os quebra-molas precisam de sinalização. Mas chamar a Guarda Municipal de “guardinhas e corja” é lamentável.
      A Guarda Municipal tem feito um trabalho excelente de apoio às forças policiais e há muito tempo tem desempenhado suas funções, mesmo com algumas dificuladades. Alguns deles já conseguiram portar armas, mais a grande maioria enfrenta hostilidades desarmada. Vá lá fazer o serviço deles!
      Quem sabe você mude seu conceito sobre estes profissionais.

      • Jonas permalink
        18/10/2017 10:39

        Cândido, se você prestar atenção no meu comentário eu escrevi ” Hoje vemos viaturas da SUTRANS percorrendo toda cidade, com justiça fiscalizando nosso trânsito”. Quando mencionei a palavra “guardinhas” é uma maneira peculiar que muitos de nós falamos, não menosprezando. E a corja que eu falo é dos políticos não só de LEM mas como vemos, do Brasil inteiro. Aqui o recado é para eles e não para os fiscais de trânsito. Sei do trabalho deles. Tenho amigos que trabalham lá e do que enfrentam todo dia. Uma boa interpretação de texto é fundamental.

  2. 18/10/2017 22:13

    Eu particularmente parabenizo os agentes da sutrans,moro na cidade há mais de 10 anos e a mudança no trânsito é nitida,Ja falei com vários dos agentes de trânsito e me desmotram uma capacidade e conhecimento incrível,Se a cidade estar Sem sinalização acho que devemos cobrar a administração,Pq 10 meses já se foi e se não

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: