Pular para o conteúdo

A batalha campal pela independência faz 465 vítimas entre os catalães

01/10/2017

Já é de quase 500 o número de cidadãos feridos ou contundidos em confrontos com policiais neste domingo, na Catalunha, entre os quais duas pessoas em estado mais grave.

Outras fontes falam em até 700 feridos, alguns com gravidade.

De acordo com informações do sistema de emergências médicas do governo da região, um homem foi ferido no olho com uma bala de borracha e o outro sofreu um infarto ao ser expulso de um centro de votação.

A polícia espanhola, usando cassetetes, arrastou e espancou pessoas nos locais de votação e também nas ruas, onde havia tentativa de bloqueio das forças de repressão.

Entre os policiais, foram contabilizados nove feridos até o momento.

O uso de balas de borracha está proibido na Catalunha desde 2014 quando uma mulher ficou cega depois de receber um tiro durante uma manifestação realizada em Barcelona em novembro de 2012. Entretanto, um porta-voz da polícia espanhola admitiu o uso do armamento nas ações deste domingo, segundo informações do jornal espanhol El País.

Ainda de acordo com o jornal, o ministério público da Espanha está analisando a possibilidade de punir a polícia catalã por sua atuação como uma “polícia política” neste domingo. Em comunicado, a prefeita de Barcelona Ada Colau exigiu “o fim imediato da ações policiais contra a população indefesa”. Da agência Reuters, El País e Veja, editado por O Expresso.

É fácil de entender: a violenta repressão ao plebiscito vai recrudescer o sentimento de independência catalã. Só resta à Espanha negociar os termos dessa independência, pois a região é a mais industrializada e desenvolvida do País.

One Comment leave one →
  1. ANDRE MALTA permalink
    01/10/2017 23:48

    Esse movimento separatista na Espanha vai ter outros alcances.

    Nos aqui que gostamos de imitar, inclusive adotando o nome do partido tesão de mijo “Podemos”. Não vai demorar a região centro-sul vai pedir a separação do resto do país. O princípio é o mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: