Pular para o conteúdo

No tempo em que ideais políticos eram discutidos ao fio da espada

15/09/2017

Adão Latorre, o lendário carrasco maragato. Dizem que, no dia que foi detido pelos chimangos, morreu do coração momentos antes de ser degolado.

A Revolução Federalista, na qual os gaúchos maragatos se levantaram contra o Exército Brasileiro, foi uma das páginas negras da história do Rio Grande do Sul. O conflito durou de fevereiro de 93 até agosto de 1895, quando os últimos maragatos se exilaram na Argentina, depois da morte de Gumercindo Saraiva, seu principal comandante.

Num dia 28 de novembro, do ano de 1893, ocorre o Massacre do Rio Negro, Bagé, RS, atual município de Hulha Negra, onde o carrasco maragato, Adão Latorre, degolou 300 pica-paus. Alguns contam que na mangueira (curral) de pedra onde correram as execuções o sangue alcançava os tornozelos dos executores.

Contudo, segundo testemunhas oculares, tal número seria exagerado e não teria passado de 30 prisioneiros em face de que, depois de contado os mortos na batalha, estes chegariam a 270.

Sob o comando de Zeca Tavares combatentes federalistas (Maragatos) e republicanos (Pica-paus ou chimangos), comandados pelo general Isidoro Fernandes, se enfrentaram ferozmente durante sete dias, às margens do Rio Negro.

Dos relatos sobre a carnificina que lá aconteceu no decorrer desse sangrento entrevero, em 23 de novembro de 1893, consta que trezentos soldados republicanos foram rendidos mediante garantia de vida e contidos em um cercado (mangueira de pedra) para gado, que ficou conhecido como “Potreiro das Almas”.

One Comment leave one →
  1. Zé da Luz permalink
    15/09/2017 14:26

    Parabéns Sampaio pela bela aula de história. Principalmente por estarmos na Semana Farroupilha!
    Como diz o nosso hino Riograndense “POVO QUE NÃO TEM VIRTUDE ACABA POR SER ESCRAVO”!
    É essa virtude que hoje nos falta!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: