Skip to content

Usina de álcool vai melhorar situação dos produtores de milho do MT

09/08/2017

Milho no MT: produção pode ser incentivada com o consumo por novas usinas de etanol.

Nesta sexta-feira, 11, será inaugurada em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, a primeira usina de etanol  exclusivamente a partir do milho.

Para um estado que pena com estradas sofríveis para o escoamento de uma super safra, a notícia não poderia ser melhor. Hoje o milho está sendo vendido a R$16,00 a saca no Estado, o que desestimula os produtores no plantio da safrinha, importante para a rotação de culturas e na formação de cobertura vegetal do solo.

Joint venture entre a brasileira Fiagril e a gestora americana Summit Agricultural Group, a FS Bioenergia recebeu investimentos de R$ 450 milhões para ser erguida. Prevista para ser inaugurada na sexta-feira, ela produzirá 180 mil toneladas de farelo, 6 mil toneladas de óleo de milho e energia. Além, é claro, do etanol. Inicialmente serão 240 milhões de litros por ano, que consumirão 600 mil toneladas de milho. Essa capacidade pode ser duplicada.

Pouco, para as quase 30 milhões de toneladas produzidas apenas no Mato Grosso. Mas é expectativa é que ela não seja a única da FS Bioenergia – e muito provavelmente, nem de outros investidores interessados nesse tipo de combustível. Além da usina em Lucas do Rio Verde, a FS estaria planejando mais duas unidades, sendo que uma delas uma ficaria em Sinop (MT), de acordo com os produtores da região.

Os próprios agricultores também estão começando a estudar a possibilidade de se organizar para beneficiar o milho. Temos discutido a viabilidade de investir numa usina, em uma cooperativa, diz um agricultor.

Nos Estados Unidos, 1/3 da produção de 321 milhões de toneladas de milho é utilizada na produção do etanol, com rendimentos de até 4.000 mil litros por hectare. Isso importa na utilização de 120 milhões de toneladas do cereal, mais do que as safras do Brasil e da Argentina. A média de produção é de 10.500 kgs, 175 sacas de 60 quilos. Os americanos não tem safrinha. Optam pelo milho ou pela soja. 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: