Skip to content

Lixão a céu aberto e fossas negras podem estar deixando moradores de LEM doentes

04/08/2017

A manchete principal do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, informa que 100 mil habitantes podem estar doentes pela proximidade com os lixões. Diz o jornal:

Existem 467 lixões e aterros controlados ilegais espalhados por Minas. Juntos, os precários depósitos a céu aberto são responsáveis por adoecer, pelo menos, 100 mil mineiros a cada ano.

A estimativa é de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O documento aponta que o ambiente insalubre oferece perigo a moradores do entorno das áreas de descarte, catadores e quem apenas passa por esses locais. 

Segundo a entidade, pelo menos 7 milhões de pessoas residem perto de lixões ou aterros irregulares em Minas. E não somente a saúde deles está em risco, afirma o diretor-presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho. 

Ele reforça que mais pessoas podem estar vulneráveis. “Consideramos um impacto limitado a uma área de 15 quilômetros no entorno dos lixões. Mas quando o lixo contamina o lençol freático, não sabemos até onde ele vai”, diz.

Em Luís Eduardo Magalhães temos o lixão a menos de 200 metros de um bairro populoso. Pior: milhares de fossas negras ainda recolhem os esgotos da cidade. E a água potável vem toda do subsolo, através de poços artesianos. Efetivamente é um problema de saúde pública que pode se potencializar com o tempo.

One Comment leave one →
  1. Helen permalink
    04/08/2017 10:27

    Bom dia,

    E as promessas do prefeito, cumpre nada, confiaram tanto, está chegando as chuvas e nada resolvido rio dos cachorros, também elegeram,,, bem feito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: