Skip to content

Cooperativas de Luís Eduardo Magalhães se unem e organizam campanha de doação de sangue

04/08/2017

Para cada ato voluntário de doação de sangue até três vidas são salvas. Apesar da equação parecer simples, os desafios ainda são grandes, principalmente na sensibilização e fidelização de novos doadores, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. O percentual ainda é baixo se comparado com índice ideal estimado pela própria OMS, de 3 a 5% da população, para suprir as necessidades de sangue e outros componentes sanguíneos de um país.

Para reverter essa estatística, as cooperativas agrícolas de Luís Eduardo Magalhães: Cooperfarms (Cooperativa do Produtores Rurais da Bahia),  Unibahia (Sociedade Cooperativa Unibahia), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e a Coopernordeste (Cooperativa dos Produtores de Fibras do Nordeste) e a de crédito, Sicredi, se uniram e o com apoio institucional da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), prefeitura municipal de Luís Eduardo Magalhães e Clínica São Camilo, organizam para os dias 29 de agosto a 1º de setembro, a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea Doar Faz Bem.

A iniciativa integra o programa nacional Dia C (Dia de Cooperar) –  uma agenda estratégica do segmento impulsionada pela Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB), com o objetivo de executar a responsabilidade social, colocando em prática os valores e os princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias.

Segundo a Comissão Organizadora, a ação contempla um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, o qual o cooperativismo tem abraçado. “Neste ano, queremos sensibilizar a população de Luís Eduardo Magalhães sobre a importância deste gesto voluntário para salvar vidas e consequentemente, repor bolsas de sangue na Hemoba e fidelizar novos doadores”, ressalta.

Alcance

De acordo com a responsável administrativa da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação Hemoba no Município de Seabra – unidade que abraçou a causa -, Cyntia Maria Nunes Ribeiro, a meta da entidade é atingir o número de 380 bolsas de sangue, durante os quatro dias de campanha em que, a Unidade Móvel ficará na Praça Central Sérgio Alvim Mota.

“Um dos principais desafios que enfrentamos para manter os bancos estáveis é o fato de que muitas pessoas só doam quando há alguém conhecido precisando de sangue. Nosso objetivo é elevar o número de pessoas que doam de forma espontânea e contínua e por isso, o apoio de instituições parceiras, como nesta campanha, são tão importantes para atingirmos o índice ideal estipulada pela OMS”, avalia Cyntia.

O cadastro de doadores iniciará a partir das 7h30min estendendo-se até às 18h, exceto na sexta-feira, quando exclusivamente, o atendimento do Hemóvel será até às 12h. Paralelo a campanha serão oferecidos os serviços gratuitos de teste de glicose, aferição da pressão arterial e atividades físicas.

Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já tiver feito alguma doação antes dos 60. Também é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

Além disso, o doador tem que estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e não estar em jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: