Skip to content

GM vai construir maior montadora da América Latina em Gravataí, RS

03/08/2017

A General Motors do Brasil está transformando a fábrica de Gravataí, na Grande Porto Alegre, na maior montadora da América Latina. Essa é a terceira ampliação da unidade, inaugurada no ano 2000. Atualmente, a montadora tem capacidade para produzir 335 mil veículos.

A ampliação se destina a produzir um novo SUV – Sport Utility Vehicle. Tanto a GM como outras indústrias de autopeças já entenderam que a situação geográfica de Porto Alegre, como centro geopolítico entre São Paulo, Rio, Buenos Aires e Santiago do Chile, tem suas vantagens. Além do fato de uma saída para o mar, via porto fluvial ou via porto marítimo de Rio Grande.

O nome e o design do carro não foram divulgados. O que se sabe até o momento, é que se trata de um veículo no modelo SUV, ou seja, um carro esportivo semelhante a uma caminhonete. A escolha deste tipo automóvel se deu por conta do crescimento das vendas no mercado. Somente no primeiro semestre deste ano, quase 215 mil SUVs foram vendidas.

O presidente da GM Mercosul, o argentino Carlos Zarlenga, destaca o impacto deste investimento na indústria: “”Vai gerar emprego. Desde março o mercado da indústria automotiva no Brasil vem crescendo, o que significa que em quatro meses aconteceu um aumento que não se via há quatro anos”.

Com este novo produto, que custará no mercado interno entre 70 e 90 mil reais, a montadora também espera atingir o exterior. Mercados emergentes como China, Índia e México estão na rota de exportação da GM.

Outro fator importante é o impacto deste investimento na economia gaúcha, principalmente no município de Gravataí, que abriga o complexo da montadora há 17 anos. Para o prefeito Marco Alba é uma grande oportunidade para gerar emprego e aumentar a capacidade financeira da cidade.

“Ela provoca uma efeito na cadeia produtiva, na economia, os seus negócios promovem uma tributação que traz um retorno significativo para o município. Esse empreendimento vai mudar de novo a história de Gravataí”, aponta Marco Alba.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: