Skip to content

Morre Marco Aurélio Garcia, ideólogo do PT e dos BRICs

20/07/2017

Morreu nesta quinta-feira (20), de infarto do miocárdio, Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais. Ele tinha 76 anos.

Marco Aurélio Garcia foi um importante líder na construção e execução da política externa durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi um dos idealizadores dos Brics e do fortalecimento das relações Sul-Sul.

Filiado ao PT, Garcia era professor aposentado do Departamento de História da Unicamp e historicamente vinculado à esquerda.

Conheci Garcia pessoalmente quando ele era editorialista de Zero Hora. Era um homem fechado, mal humorado, de poucas palavras, mas uma grande cabeça pensante.

Ficou famoso por um fato curioso: no dia do pavoroso acidente com o Airbus da TAM, em Congonhas, fez um gesto obsceno quando foi anunciado que a culpa do acidente não era a falta de grooving na pista, de responsabilidade da INFRAERO,  mas o fato do avião estar com um dos motores com o reverso pinado, o que contribuiu para a não redução da velocidade do aparelho.

A partir daí ficou conhecido como Garcia top-top. O acidente da TAM aconteceu em 17 de julho de 2007, portanto há exatos 10 anos.

One Comment leave one →
  1. Zé da Luz permalink
    21/07/2017 8:55

    Mais conhecido como Marco Aurélio “TOP TOP” Garcia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: