Skip to content

Parceria entre Codevasf e Aiba cria oportunidade de emprego rural em Barreiras

01/07/2017

Codevasf cedeu uma área de 6,6 hectares para implantação do Programa Jovem Aprendiz Rural, que foi inspirado no Projeto Amanhã, desenvolvido pela Companhia


Uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) está permitindo a capacitação profissional e a inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de vulnerabilidade social no município de Barreiras, localizado a 873 quilômetros de Salvador. Trata-se do Programa Jovem Aprendiz Rural, criado para atender à lei que exige cota de jovens aprendizes em empresas, seja indústria ou propriedade rural.

A Codevasf cedeu uma área de 6,6 hectares para implantação do programa em área rural em ambiente controlado da fazenda-modelo, segundo informação de Helmuth Kieckhöfer, superintendente do Instituto Aiba. No espaço, os alunos plantam milho, coentro, quiabo, batata, soja, entre outros produtos agrícolas, o que ajuda a suprir a mesa de famílias de baixa renda. Desde a criação, o programa já certificou 12 turmas, inserindo mais de 200 jovens qualificados no mercado de trabalho.

Em Barreiras, o programa é coordenado pelo Instituto Aiba e também conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e com apoio do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural / Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Senar/Faeb), Ministério do Trabalho e de algumas empresas do ramo agrícola e associados da Aiba.

Jovem Aprendiz Rural foi inspirado no Projeto Amanhã

Kieckhöfer explica que o programa nasceu em Barreiras no ano de 2013, inspirado no Projeto Amanhã, desenvolvido pela Codevasf, e atualmente promove capacitação profissional, cria oportunidade de emprego e renda, além de ser um programa de cidadania mantido pelos produtores rurais.

Helmuth Kieckhöfer conta que numa região onde as expectativas são baixas e os jovens já vivem em situação de vulnerabilidade, selecionar um deles para receber meio salário mínimo, estudar 4h/dia, com direito a transporte e alimentação, tendo ao final do curso a oportunidade de optar por trabalhar numa destas fazendas ou seguir uma vida acadêmica, é uma grande oportunidade. “É a chance que ele tem de mudar de vida e de mudar a vida da própria família”, completa.

Segundo o superintendente da Aiba, muitos egressos das 12 turmas formadas já saíram da sala de aula direto para os escritórios e fazendas. “Temos casos de ex-alunos que já foram incorporados ao quadro de funcionários de muitas empresas/fazendas até para a função de gerente financeiro. Os resultados são a longo prazo, mas estão aparecendo e o produtor rural começa a perceber que pode ter essa mão de obra local qualificada, sem precisar trazer profissionais de outra região”, acrescenta.

Expectativa é expandir programa para outras regiões

A expectativa do superintendente é de que o Programa Jovem Aprendiz Rural possa se expandir de Barreiras para outras regiões de atuação da Codevasf. “É um programa que deu certo e eu acredito que tudo o que é bom deva ser replicado. Acredito que, num determinado momento, outras comunidades, em outras regiões de outros estados que tenham perímetros irrigados, que tenham o Projeto Amanhã, poderão utilizar esse modelo, introduzir o programa em outras áreas e desenvolver os nossos jovens”, informa.

Helmuth Kieckhöfer considera fundamental a participação da Codevasf para a expansão do programa para outros estados. “A Codevasf tem todas as ferramentas e condições para ser um veículo, um porta-voz desse programa porque ela tem inserção nesses perímetros e é originariamente a formadora da concepção desse trabalho. Eu acho que a Codevasf é a chave fundamental para que possamos trabalhar em conjunto com comunidades de outros estados”, conclui.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: