Skip to content

Nova Iorque: polícia de imigração arrocha diplomatas norte-coreanos.

18/06/2017

Aeroporto JFK, local do incidente

Do New York Post, editado por este jornal.

A Coreia do Norte afirmou no domingo que uma delegação de diplomatas foi “literalmente assaltada” pelas autoridades americanas no aeroporto JFK – e exigiu uma desculpa oficial, enquanto questionava se os EUA ainda eram dignos de hospedar as Nações Unidas.

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coréia do Norte acusou os EUA de tomar com força um “pacote diplomático em “um ato ilegal e hediondo de provocação “.

“Este ato de assalto dos EUA serve como uma conta gráfica dizendo ao mundo o quão imprudente e desprezível a política hostil dos EUA em relação à RPDC [República Democrática da Coréia] se tornou”, de acordo com um comunicado divulgado pela agência oficial de notícias da Coréia do Norte.

A nação ameaçou “consequências graves” não especificadas se os EUA não forneceram “uma boa explicação de seu ato de violação sobre a soberania da RPDC e uma desculpa oficial em nome do governo dos EUA”.

Ele também disse que o suposto incidente de sexta-feira “mostra claramente que os EUA são um estado criminoso e sem lei”.

“A comunidade internacional precisa reconsiderar seriamente se  Nova York, ou seja, uma cidade tão escandalosa é desenfreada, é adequada para servir de local para reuniões internacionais”, afirmou o comunicado.

A Coréia do Norte disse que seus enviados foram confrontados por mais de 20 policiais e oficiais da Segurança Interna que usaram “violência física” para arrebatar o pacote, embora os diplomatas tivessem “um certificado de correio diplomático válido”.

A Casa Branca e o Departamento de Segurança Interna não responderam imediatamente ao questionamento da imprensa.

No entanto, o representante dos EUA, Pete King, rejeitou os pedidos da Coréia do Norte.

“Seja ou não a manifestação norte-coreana inteiramente correta, o tratamento do estudante americano Otto Warmbier* tira o direito da Coréia do Norte de se queixar de qualquer coisa”, disse King.

“Além disso, a Coréia do Norte é conhecida em todo o mundo por usar bolsas diplomáticas para o tráfico ilícito. Se alguma coisa aconteceu, este foi um bom trabalho policial “.

O conteúdo do pacote vistoriado pelos policiais da emigração não foi revelado.

*O estudante, preso sob acusação de espionagem, foi devolvido aos EUA em estado de coma e fortes danos cerebrais.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: