Skip to content

Le Mans: neste sábado, a largada para a maior corrida de carros do mundo

15/06/2017

A 85ª edição da mais importante corrida do endurance mundial será disputada neste fim de semana (17 e 18 de junho) e traz um marco único para o esporte a motor brasileiro. Nada menos que oito pilotos brasileiros vão disputar a prova em Sarthe, França, o que traz grande perspectiva de vitória verde-e-amarela em três das classes em disputa em Le Mans.

Barrichello, aos 44 anos, enfrenta a longa disputa na única categoria de 1º escalão a qual ainda não tinha corrido.

Quatro categorias e 60 carros disputam a prova, os primeiros com quase 1.000 hp de potencia e os da última categoria com pouco mais de 300 hp, o que faz com que, a cada duas voltas pelo circuito, os primeiros tenham que ultrapassar todos da categoria menos potente:

LMP1 (Le Mans Protótipos 1)

LMP2 (Le Mans Protótipos 2)

LM GTE Pro (Gran Turismo Endurance – pilotos profissionais)

LM GTE Am (Gran Turismo Endurance – pilotos amadores com um profissional)

Os protótipos da LMP2, a classe mais disputada, tem 600 hp de potência e tanques em torno de 80 litros, o que significa inúmeras paradas para abastecimento, troca de pneus e pilotos. Algumas equipes tem até 5 pilotos para enfrentar as duras 24 horas da prova.

O carro Porsche, vencedor do ano passado, percorreu 384 voltas, completando 5.233 quilômetros.

A luta pela Pole Position

Após o tempo de 3min14s791, recorde da pista, ser conquistado pelo carro #7 por Kamui Kobayashi na segunda parte do treino classificatório, ficaria muito difícil da incrível marca ser batida. E foi o que aconteceu. A Toyota sairá na frente da mítica prova no próximo sábado, às 10h, horário de Brasília, com o ex-piloto da F1, junto com Stephane Sarrazin e Mike Conway.

Depois de ter problemas com Sebastien Buemi na segunda parte, o outro Toyota, o de número #8, fará a dobradinha da montadora.

Na LMP2, a pole ficou com o #26 de Roman Rusinov, Pierre Thiriet e Alexander Lynn com 3min25s352. O melhor brasileiro foi Bruno Senna, que sairá na quarta posição da classe e 10ª na geral. Ele terá a companhia de Nicolas Prost e Julien Canal. Nelsinho Piquet vem uma posição atrás, no quinto posto.

André Negrão, que vai competir no #35, será o oitavo na LMP2 e 14º no geral, enquanto Rubens Barrichello será o 17º na classe, o 23º no geral.

Daniel Serra será o pole da LM GTE PRO, com o tempo de 3min50s837. Ele vai dividir o Aston Martin #97 com Darren Turner e Jonathan Adam. Pipo Derani será o nono da categoria e Tony Kanaan, o 12º.

O Brasil também sairá na pole position na LM GTE AM, com o Aston Martin #50 de Fernando Rees, que marcou 3min52s843. Ele estará ao lado de Romain Brandela e Christian Philippon.

A largada das 24 Horas de Le Mans acontece no sábado, às 10h, horário de Brasília.

Com informações dos sites Grande Prêmio e Motorsport. O Grande Prêmio, pendurado no portal UOL, transmitiu ao vivo a classificação hoje e deve transmitir trechos da prova a partir de sábado.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: