Skip to content

Rentabilidade da soja cai pra perto de zero e custos só aumentam

08/06/2017

Reportagem do Canal Rural repercute resultados de pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA-Esalq/USP que informa que a rentabilidade dos sojicultores nas suas lavouras anuais está perto de zero.

A pesquisa não é recente. Há dez anos os pesquisadores monitoram a rentabilidade do produtor rural, nos quatro principais estados produtores (PR – MT – RS e GO). A alta vertical dos preços dos insumos, o aumento na aplicação de defensivos e os preços da commoditie caindo nos mercados levaram a esta condição.

Por outro lado, o mercado está ficando mais competitivo: os Estados Unidos, Paraguai e Argentina estão colhendo safras crescentes da leguminosa e os preços nos portos estão deprimidos.

Esse é o principal motivo pelos quais os produtores protestam pela cobrança retroativa do imposto “previdenciário” sobre a produção, dos últimos cinco anos, e da cobrança de uma alíquota sobre as próximas entregas de produto nas fábricas.  Como pagar algo em torno de 2,1% da produção se a rentabilidade está próxima de zero?

A decisão do STF, liminarmente, de não cobrar o imposto, há 5 anos, foi derrotada há pouco mais de um mês pelo pleno da Corte, voltando atrás na cobrança.

Veja abaixo algumas matérias de O Expresso sobre a luta da agropecuária contra o Funrural

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: