Skip to content

Formosa: mais de 200 pessoas participam de mutirão de limpeza das margens do Rio Preto

06/06/2017

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi dedicado a uma atividade de conscientização em Formosa do Rio Preto. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com as escolas estaduais e as secretarias de Educação e de Infraestrutura, Serviços Públicos e Saneamento, realizou o primeiro mutirão de limpeza das margens do Rio Preto promovido pela atual gestão.

Estudantes das escolas municipais Joaquim Alexandre da Silva Filho e Coração de Jesus e das escolas estaduais Isabel Araújo e Nossa Senhora Aparecida, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) e comunidade em geral participaram da ação na manhã desta segunda-feira (5/6). O mutirão reuniu mais de 200 pessoas para retirar o lixo nas margens do rio. Também foram colocadas na orla placas com mensagens de conscientização pela preservação do meio ambiente, lixeiras ecológicas produzidas com pneus e feito o plantio de mudas de árvores doadas.

“Neste primeiro momento nós fizemos a limpeza das margens do Rio Preto, mas iremos realizar uma ação mais intensa dentro dele. A política de atuação da Secretaria de Meio Ambiente está voltada para um projeto educativo, com a participação das escolas”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leanderson Barreto.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo – Suécia. É uma data que objetiva chamar a atenção para as causas ambientais e a necessidade da preservação dos recursos naturais.

Organização da secretaria e educação ambiental

Desde janeiro, quando iniciou a gestão do prefeito Termosires Neto, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está empenhada em estruturar o seu funcionamento. Foi necessária a criação de normas técnicas para padronização dos procedimentos, renovação do mandato dos membros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e regularização do Fundo Municipal de Meio Ambiente. As medidas fazem parte da organização da pasta para que esteja de acordo com a legislação e possa funcionar adequadamente.

Implantou-se também um programa permanente de educação ambiental. Como parte deste projeto, promoveu-se em março a “1ª Caminhada pelo Dia Mundial da Água” e nesta segunda (5/6) o “1º Mutirão de Limpeza das Margens do Rio Preto”, sempre em parceria com as escolas. “Estamos sistematizando as ações, envolvendo a comunidade e mostrando que a educação ambiental deve ser contínua e integrada”, destaca Leanderson.

Formosa também passou a ter um Portal Ambiental Municipal (PAM), uma ferramenta de gestão ambiental que vai auxiliar no monitoramento do território do município.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: