Skip to content

Novas tecnologias para o campo são apresentadas na Bahia Farm Show

01/06/2017

A busca por novas tecnologias, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento das atividades produtivas no campo, tem incentivado empresas de diversos segmentos a investir na criação de produtos para atender o agronegócio, setor responsável por 23% do PIB nacional. A Bahia Farm Show, que esse ano traz o tema inovação, tornou-se uma vitrine para a exposição dessas novidades.

A empresa ATFC, representada por um dos sócios, Alexandre Tavares, trouxe para a edição 2017 da Bahia Farm Show equipamentos de balizamento e iluminação de pistas de pouso e propriedades rurais. O sistema possui placas que captam energia fotovoltaica, baterias para armazenamento e sistema de comunicação sem fio. “Não precisa ter alguém em solo para ligar o sistema. A pessoa pode acionar a iluminação da pista, de dentro do avião. O produtor pode, também, controlar o ligamento do sistema e a intensidade da iluminação em um raio de 1500 metros. Serve para casa, comércio e fazenda.”, informa o empresário.

A agricultura de precisão também está presente na feira. A companhia norte-americana Ag Leader oferece aos produtores um sistema de GPS para máquinas agrícolas, que pode ser utilizado na preparação do terreno, no plantio e na colheita. À medida que a máquina faz o trabalho, o sistema apresenta os números em um monitor de LED. Os dados podem ser enviados por uma conexão wi-fi para celulares e para a central na sede da propriedade.

Soluções para a reduzir custos e evitar prejuízos na produção podem ser encontradas em softwares de monitoramento, gestão e controle. A Agrosmart trouxe para a Bahia Farm Show um sistema para ser empregado no acompanhamento do manejo da irrigação, monitoramento da umidade do solo, registro de índices pluviométricos, emissão de relatórios de consumo de água e energia e levantamentos sobre previsão meteorológica.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: