Skip to content

Safra cheia traz otimismo à Bahia Farm Show

30/05/2017

João Leão faz o discurso de abertura da Feira

Motivados pelos bons números da safra 2016/2017, a união dos agricultores e o otimismo foram ressaltados como os principais fatores que levaram a 13ª edição da Bahia Farm Show, aberta nesta terça-feira (30), para o patamar internacional, atraindo expositores e caravanas de outros países, como Alemanha, Gana, Índia e Estados Unidos.

Humberto Santa Cruz e o presidente do PP, Valdecir Schlosser, recepcionaram o vice-governador João Leão.

Durante a solenidade de abertura, agricultores, expositores e representantes de instituições financeiras ressaltaram sobre o protagonismo do agronegócio para o desenvolvimento socioeconômico da região do Matopiba (fronteira agrícola que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Odacil Ranzi, de camisa escura, o produtor homenageado na Feira

O presidente da Bahia Farm Show e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, ressaltou a importância dos agricultores diante da tecnologia desenvolvida e difundida na Feira.

“Se não fosse o empenho coletivo, de todas as pessoas envolvidas, não teríamos condições de fazer um trabalho tão bem feito. Esse é o lugar para encontrar os amigos, ensinar, aprender, ver as inovações, conhecer as máquinas, trabalhar com irrigação, conversar sobre o potencial hídrico do oeste”.

Já consolidada como um dos maiores eventos de tecnologia agrícola do Brasil, a Feira espera receber, durante os cinco dias, mais de 60 mil pessoas, que devem conferir todas as novidades em tecnologia agrícola, expostas nos mais de 200 estandes de máquinas e implementos agrícolas.

Produtor homenageado desta edição da feira, Odacil Ranzi, foi um dos pioneiros no cultivo e no desenvolvimento tecnológico da soja no oeste baiano.

“Estamos estabelecidos há 37 anos na região, com trabalho profícuo, trazendo renda, desenvolvimento e empregos para a nossa região. Fomos pioneiros no plantio da soja, do feijão carioca, na rotação de culturas com o plantio de milho e no plantio do algodão”.

Odacil foi lembrado também pela condução dos trabalhos como vice-presidente da Aiba e na participação da organização das duas últimas edições da feira.

Presente na abertura, o vice-governador da Bahia, João Leão, parabenizou os agricultores baianos pelo sucesso da organização de mais uma edição da Bahia Farm Show. “Esta imensidão de evento só é possível graças à força dos produtores que se dedicaram a estas terras”, ressalta ele, ao adiantar que o governador da Bahia, Rui Costa, visitará a Feira na próxima sexta-feira (2).

Na oportunidade, o governo do Estado anunciou convênios para fomentar a agricultura, por meio da concessão de títulos de terras aos agricultores do oeste da Bahia, e uma parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) para o desenvolvimento de suinocultura no município de Barra.

Para o secretário de agricultura, Vítor Bomfim, a realização da Feira neste ano está cercada de boas expectativas por conta da safra, superando os anos difíceis que os agricultores atravessaram. “É preciso que a gente facilite a concessão das licenças ambientais, sobretudo nas áreas onde há o cultivo há bastante tempo, para que não seja necessária a renovação todos os anos”, afirma.

 

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: