Skip to content

Quem é o homem que todos apontam como o presidente do mandato tampão

21/05/2017

Leia com muita atenção esta matéria do jornal Extra – Rede Globo – publicada em 10 de dezembro de 2010. Trata-se do passado recente de Henrique Meirelles, um homem muito rico, que sempre teve pretensões políticas, inclusive com a eleição para deputado federal pelo PSDB em 2002 e pretenso candidato a governador de Goiás em 2012. Entre a presidência do Banco Central e uma diretoria do Grupo JBS, Meirelles é hoje apontado como nome de consenso para uma eventual eleição indireta na sucessão de Michel Temer.

Henrique Meirelles com Lula, acima, com Joesley Batista e depois com Michel Temer. Trânsito fácil entre todas as correntes políticas desde sempre.

– O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, acompanhou nesta sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita a obras em Anápolis (GO), berço político e sua cidade natal. No palanque, Lula agradeceu a participação de Meirelles na estabilidade econômica alcançada pelo país. O presidente do BC avalia se será candidato a governador de Goiás ou concorrerá a outro cargo nas eleições de 2010.

– Tenho muito respeito pelo Meirelles – afirmou Lula em durante discurso junto a autoridades em cerimônia referente a obras da ferrovia Norte-Sul. – Vocês muitas vezes já ouviram pessoas falarem mal do Meirelles porque os juros estavam altos. Quero dizer ao povo de Anápolis que sou agradecido a esse companheiro e à equipe econômica do governo por ter a estabilidade econômica e o respeito que o Brasil tem hoje no mundo – destacou Lula.

Depois de ter dito que o presidente do Banco Central não pode disputar uma eleição para perder, Lula rasgou elogios ao auxiliar. Mas, ao contar como conheceu Meirelles e como ele chegou ao governo, o presidente o chamou, de forma carinhosa, de “filho da mãe” por ter disputado a eleição de deputado federal pelo PSDB, em 2002.

– Ele me perguntou se deveria entrar na política e eu disse que não. Daí a pouco ele me aparece como deputado federal pelo PSDB. Aí eu disse: filho da mãe, porque veio me perguntar o que deveria fazer, se depois foi para os tucanos e nem me pediu para ir .

Segundo Lula, quem o apresentou Meirelles foi o ex-deputado federal e ex-prefeito de Goiânia Pedro Wilson (PT). Pedro Wilson e Meirelles foram colegas em Goiânia, no antigo liceu.

Meirelles foi eleito deputado federal em 2002 pelo PSDB e abdicou do partido e do mandato para assumir o BC.

Mais cedo, em entrevista a um programa de rádio em Anápolis, Lula dissera que, se for desejo de Meirelles se candidatar, será preciso montar uma coligação forte que o leve a vitória.

– O Meirelles já tem serviços prestados ao país que são inestimáveis, como a seriedade que ele conduziu a economia brasileira junto a equipe econômica. Se ele disser para mim que quer ser candidato a governador, nós precisamos saber por qual partido e saber quais são os nossos aliados. Porque precisamos construir uma aliança política para ganhar as eleições. O Meirelles não pode ser candidato para perder as eleições – afirmou.

As possibilidades de partidos políticos para Meirelles são o PP, com apoio do então governador de Goiás, ou o PMDB, do prefeito de Goiânia, Iris Rezende; o que também garantiria o fortalecimento da aliança nacional com o partido do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: